Imagem Padrão

Leia a íntegra do discurso de posse do reitor Zaki Akel

30 dezembro, 2008
00:00
Por

Confira abaixo a íntegra do discurso de posse do reitor Zaki Akel Sobrinho, lido no último dia 19 de dezembro, durante cerimônia realizada no Teatro da Reitoria da UFPR.

Magnífica Reitora da UFPR, Profa. Dra. Márcia Helena Mendonça

Ex-reitores prof. Ocyron Cunha, Carlos Alberto Faraco, Carlos Antunes

Prof. Moisés Prates Silveira, decano do Coun

Representante do governador,
Representante do prefeito, senhores parlamentares
Demais autoridades aqui presentes,

Senhores membros do conselho universitário,

Senhores pró-reitores , diretores de setor da UFPR

Dirigentes da fundação da UFPR, dos hospitais universitários
Demais servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes, meus familiares,

Caros amigos que prestigiam esta solenidade,

Senhoras e senhores,

Finalmente chegou o dia…

É com grande honra, incontida alegria e tomado de emoção que hoje tomo posse como reitor da Universidade Federal do Paraná para o período 2008-2012, 15º reitor na sua história, a quem caberá conduzi-la ao seu 1º centenário.

Que privilégio, quanta responsabilidade!

Sou professor da UFPR há 25 anos, e neste período Deus colocou em meu caminho inúmeras pessoas que me deram exemplos de dedicação, espírito universitário e amor a nossa universidade.

Ainda aluno atuei como monitor do prof. Romeu Telma, hoje colega no Departamento de Administração. Quando aprovado em concurso público e cheguei ao Daga, fui tutoriado pelos mestres Nivaldo Maranhão Faria e Ocyron Cunha. Quando me tornei coordenador de curso, conheci a profa. Maria Amélia Sabbag Zainko, que hoje compõe minha equipe. Quando fui diretor de setor, convivi com os reitores Faraco e Faria.

Quando pró-reitor, convivi com o reitor Moreira e inúmeros colegas de gestão que aqui estão hoje. E com o reitor Antunes como secretario no MEC. Quando me candidatei a reitor, o fiz com a parceria do prof. Rogério Mulinari.

Também tive a oportunidade de interagir com servidores técnico-administrativos que honram a categoria e reforçaram em mim a convicção de que não conseguimos nada sem o comprometimento de todos.

Alunos, foram milhares, com sua fome de aprender e de viver, nos motivando a uma melhoria e atualização contínuas e nos ensinando lições de otimismo e esperança.

E tudo começou com meus sogros Hermes e Moema, professores hoje aposentados do Setor de Biológicas, que me mostraram a beleza da vida acadêmica. Somado a isto, trouxe de casa as lições de amor ao trabalho e ao serviço comunitário, da ética e da alegria de viver que meus pais Naim e Lourdes transmitiram a mim e a meus queridos irmãos Ardisson, Omar, Ricardo e Naim Filho, a quem sempre tive como modelos.

A todos eles a minha eterna gratidão e reconhecimento!

Conduzir uma universidade com a tradição da UFPR será o maior desafio de minha vida. Somos uma das 5 maiores universidades federais do país, somos a 8ª no ranking nacional de produção científica, 14ª entre as latino americanas.

Na graduação temos quase 22 mil alunos e ofertamos 88 opções de cursos, totalizando 5 mil e 200 vagas no vestibular (um aumento de 27% em relação a 2008). Destas, 1 mil e 800 são para cursos noturnos, quase o dobro do ano anterior!

Temos 3 mil e 400 alunos em cursos de pós-graduação strictu senso, com 55 cursos de mestrado e 36 de doutorado, totalizando 91 cursos reconhecidos pela Capes.

Nossa comunidade conta com 2 mil docentes, sendo 75% com doutorado. E 3 mil e 500 servidores técnico-administrativos. Temos 3 hospitais universitários, 6 estações experimentais, inúmeros laboratórios de ensino e pesquisa, 14 bibliotecas.

Enfim, somos uma grande e ativa universidade , orgulho dos paranaenses e com uma trajetória rica em contribuições para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Paraná.

Mas temos ainda inúmeros desafios e só conseguiremos cumprir nosso destino se trabalharmos com união, coragem e paixão. Passadas as eleições, somos uma só universidade, cabendo a todos e a cada um dos membros de nossa comunidade a oportunidade de escolhermos nosso caminho, de resgatarmos as dívidas com a sociedade que nos financia e dá suporte.

Enfrentaremos de pronto alguns desafios que levei ao MEC em meu discurso de posse ontem em nome de nossa comunidade:

1) a situação do quadro de 1.200 servidores de nosso hospital de clínicas vinculado a fundação de apoio e que têm uma espada sobre suas cabeças , com um ajuste de conduta que determina sua demissão em 2010;

2) a criação do Ifet/PR de modo articulado, sem desfigurar nossa estrutura de ensino técnico e profissional;

3) a questão da autonomia das universidades, cada vez mais restritas pelas determinações do TCU, em especial nas suas relações com as fundações de apoio.

Precisaremos definir com urgência medidas concretas que reduzam a insegurança institucional para nossa comunidade.

Aproveitando a presença de representantes da comunidade paranaense, quero reforçar os compromissos de que a UFPR terá nesta gestão com a formação de profissionais cidadãos de alto nível, com a produção do conhecimento e sua disponibilização para a sociedade, com a prestação de serviços de educação e de saúde, estes que se constituem no único plano de saúde para expressivo contingente da população de nosso Estado.

Buscaremos intensificar o nosso engajamento em temas contemporâneos como sustentabilidade, responsabilidade social, pesquisa , desenvolvimento e inovação, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Paraná, trabalhando em sinergia com nossa co-irmã UTFPR, com o sistema de universidades estaduais e com os recém-criados Ifet-Paraná e Unila, instituições das quais somos tutores, além das universidades particulares.

Pretendemos atuar com grande articulação com as entidades de classe dos empresários e dos trabalhadores, com as organizações governamentais e não governamentais.

Teremos uma atuação supra-partidária, dialogando e estabelecendo uma relação republicana com os ministérios, com as aguerridas bancadas federal, estadual e municipal, com nosso governador, com o prefeito de Curitiba, com as secretarias estaduais e municipais, visando sempre o melhor para a população de nosso Estado.

Peço a compreensão de todos para elencar agora alguns agradecimentos indispensáveis:
A minha esposa e filhas, meus pais e sogros, meus irmãos, cunhados, cunhadas e sobrinhos,

A meus colegas de luta nesta campanha de mudança, que mobilizou docentes, técnico-administrativos e estudantes, que formaram a onda azul que contagiou a nossa comunidade.

A meus companheiros que estarão a meu lado na gestão 2008-2012 pela confiança em mim depositada e em especial ao Rogério Mulinari, amigo e parceiro de lutas na UFPR.

A Márcia Mendonça, pela fidalguia na condução da transição e a todos os seus pró-reitores pelo trabalho realizado.

A todos aqueles que contribuíram para que hoje estivéssemos aqui.

Como mensagem final para a nossa comunidade universitária, reafirmo que estamos aqui para mudar!

Queremos trazer de volta a alegria, a emoção , a confiança em nossa própria capacidade. Um proverbio árabe nos lembra: “os que quem quer fazer alguma coisa encontra um meio ; Os que não querem fazer nada , encontram desculpas.”

Na gestão 2008-2012, reforço a importância de fazermos um trabalho de avaliação das iniciativas inovadoras que foram implementadas nos últimos anos. Avançamos com a ocupação de vagas ociosas, com as cotas sociais e raciais.

É hora de demonstrarmos que temos competência para combinar excelência acadêmica com inclusão social. De mantermos nossa acelerada expansão nas atividades de pós-graduação e pesquisa, de realizarmos a extensão com reflexos sociais, econômicos e culturais em nosso Estado e mantermos serviços de grande efetividade.

E tudo isto será possível com o esforço coletivo que estamos realizando. Só para exemplificar, nas oficinas de planejamento que realizamos durante o ultimo mês, tivemos a contribuição de mais de 600 pessoas, que elaboraram um diagnóstico e apresentaram propostas de melhoria que servirão de guia para a definição dos projetos estratégicos que implentaremos nos primeiros 6 meses da gestão.

Este modo participativo de conduzir a universidade será uma das marcas de nosso trabalho, valorizando a atuação das instâncias colegiadas.

Outro pilar central será um foco nas pessoas: com uma ampla política de assistência estudantil, somada a uma consistente política de gestão de pessoas para nossos servidores, queremos resgatar o orgulho de pertencer à comunidade da UFPR.

Precisamos também de um choque de gestão para garantir a agilidade que a conjuntura exige das universidades.

E finalmente iremos ampliar as pontes que nos ligam à comunidade paranaense.

Não é hora de perguntarmos apenas que universidade nós queremos construir, mas sim que universidade o povo paranaense precisa que nós nos tornemos.

Para meus colegas de gestão 2008-2012,

Prof. Paulo Kruger – Pró-Reitoria de Administração

Profa. Lúcia Montanhini – Proplan

Profa. Elenice Novak – Proec

Profa. Maria Amélia Sabbag Zainko – Prograd

Profa. Rita de Cássia Lopes – Prae

Prof. Sérgio Scheer – PRPPG

Serv. Larissa Martins Born – Progepe

Uma equipe escolhida por sua capacidade técnica, por critérios éticos e de compromisso institucional, e que tenho certeza honrará nossa administração, fica uma reflexão de Kalil Gibran, poeta libanês,: o trabalho é o amor que se fez visível.

Que nosso amor pela UFPR possa conduzir nossos passos, tornando possíveis as mudanças que nossa comunidade tanto pede. Espero de todos e de cada um o melhor de si em prol desta luta pela educação, que faremos junto com o MEC e demais ministérios e com o apoio de todos que enxergam na educação o instrumento central de construção do futuro do Brasil.

Que deus nos ilumine!

Um feliz natal e um 2009 cheio de luzes!

Muito obrigado.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPR

Sugestões

24 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

24 maio, 2025

Nos dois primeiros dias de Universo UFPR, a nova feira de cursos e profissões da Universidade Federal do […]

24 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

24 maio, 2025

Uma oca de palha baseada na engenharia de um povo Guarani foi erguida por participantes da oficina promovida […]