Imagem Padrão

Professora da UFPR obtém insígnias de doutorado em Coimbra

09 dezembro, 2008
00:00
Por

Joice estava entre os oito brasileiros que concluíram seus cursos de doutorado nos últimos anos —um representante de cada uma das faculdades de Coimbra.

A reitora da Universidade Federal do Paraná, professora Márcia Helena Mendonça, foi madrinha de Joice e acompanhou toda a cerimônia, que durou cerca de três horas.

‘Trata-se de uma tradição que não temos aqui no Brasil’, relata a reitora Márcia. ‘Participar de tal solenidade foi um dos momentos mais emocionantes que já vivi.’

Joice Stefanello defendeu na Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física da universidade portuguesa, em janeiro de 2000, a tese de doutorado intitulada ‘A participação da criança no desporto competitivo: uma tentativa de operacionalização e verificação empírica da proposta teórica de Urie Bronfenbrenner’.

Orientada pelo professor Francisco José dos Santos Sobral Leal, a professora da UFPR foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior durante quatro anos.

‘A participação na cerimônia não é obrigatória, mas os doutores brasileiros foram convidados em razão das comemorações dos 200 anos da transferência da corte portuguesa para o Brasil’, explica a professora Joice. ‘É uma tradição secular de uma universidade que é referência mundial.’

A cerimônia

Com a participação dos reitores de dezenas de universidades brasileiras, a cerimônia de doutoramento em Coimbra é marcada por uma série de rituais simbólicos. Em seu início, um cortejo acadêmico sai da Biblioteca Joanina rumo à Sala dos Actos Grandes, conhecida como ‘Sala dos Capelos’.

O termo ‘capelo’ designa uma pequena capa de setim, decorada à maneira barroca, cuja cor representa cada faculdade de Coimbra. As outras insígnias dos doutores são a borla (uma espécie de chapéu), o livro e o anel.

O juramento é feito em latim. Todos os envolvidos participam, na véspera, de uma espécie de ensaio geral da solenidade, em que recebem uma série de instruções.

Coube à professora do Departamento de Educação Física da UFPR ler o discurso em nome de todos os doutores brasileiros presentes à cerimônia. Todo o ritual foi acompanhado pelo reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos.

Foto(s) relacionada(s):


Joice e a reitora Márcia, entre os reitores Fernando Santos (Coimbra, à dir.) e Wilmar Marçal (UEL)
Foto: UC Media


Os oito doutores brasileiros que participaram da cerimônia de imposição de insígnias
Foto: UC Media


A professora Joice Stefanello, durante a cerimônia
Foto: UC Media


A professora Joice Stefanello e a reitora Márcia Helena Mendonça, ambas em primeiro plano
Foto: UC Media


A professsora Joice leu o discurso em nome dos doutores brasileiros
Foto: UC Media

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira

Sugestões

06 agosto, 2025

Por Flávia Keretsch, sob orientação de Mário Messagi Junior Nesta terça-feira (5), o Hospital de Clínicas da Universidade […]

06 agosto, 2025

O professor André Luís Vignatti, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um dos […]

06 agosto, 2025

Evento segue até domingo (10) e é hospedado no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba Com informações dos […]

06 agosto, 2025

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou os resultados das pesquisas de avaliação interna aplicadas aos estudantes de […]