Editada pela professora Gláucia da Silva Brito, responsável pelo DECOM – Departamento de Comunicação Social, a publicação é semestral e tem uma tiragem de 500 exemplares. “É também uma forma de valorizar a extensão que pode ser considerada como uma experiência de pesquisa científica”, explica a professora.
A idéia, da pró – reitora de Extensão e Cultura, professora Sandra Kirchner Guimarães, surgiu como um desafio em abril de 2007 e tornou-se realidade com o lançamento da revista durante o Fórum de Pró-Reitores, no mês de junho deste ano, lembra a professora Gláucia.
Outra finalidade da revista é publicar artigos inéditos de extensão abordando as áreas temáticas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. Nesse formato, ainda são incluídas resenhas de livros destaque, relatos de experiência e demais questões pertinentes à compreensão do processo educativo.
A primeira edição, que remete aos meses de janeiro a junho deste ano, apresenta um dossiê sobre Direitos Humanos e Justiça com textos sobre atividades extensionistas produzidos por professores de diversas áreas e instituições de Nível Superior. Entre os temas, “Ética e meios de comunicação de massa: um estudo sobre a concepção de infância no jornal Gazeta do Povo”; “Serviços e Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes: demandas e encaminhamentos”; “Educação em Direitos Humanos: uma proposta da Universidade Federal do Paraná à comunidade”; “A extensão universitária enquanto fonte de conhecimento”, além de outros tópicos.
“As atividades de extensão, sejam em forma de programas, projetos, cursos, eventos e ações complementares, sempre consideram as pessoas da comunidade como atuantes e necessárias para qualquer transformação, não hierarquizando os saberes e respeitando as diferenças para construir a partir delas”, diz a professora Gláucia no editorial da publicação.
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Sônia Loyola
Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]
Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]