Desde que o Ambulatório de Ginecologia do Hospital de Clínicas da UFPR iniciou a busca por voluntárias com síndrome dos Ovários Policísticos, 28 mulheres se apresentaram no HC para participar do estudo. O número, no entanto, ainda está longe do ideal, que é em torno de 70 mulheres.
A pesquisa é coordenada pelo Doutor Almir Urbanetz, e tem como objetivo investigar a quantidade de voluntárias que possuem depósito de gordura no fígado, além das alterações conhecidas como ‘síndrome metabólica'(aumento do nível de glicose ou de diabetes, de triglicerídeos e da pressão arterial,além de obesidade mais localizada no abdome).
As voluntárias que já se apresentaram estão participando da primeira fase da pesquisa, que é a de ‘investigação’. É quando são feitos exames de dosagem hormonal, ecografias pélvicas, ecografias hepáticas e exames de colesterol. O objetivo é identificar e especificar melhor o caso de cada paciente, para então encaminhar o tratamento mais adequado para elas.
Através do estudo, será possível diagnosticar precocemente a síndrome dos ovários policísticos, a síndrome metabólica, diminuir o risco de contrair diabetes e a incidência de doenças cardiovasculares graves.
Essas síndromes e doenças surgem devido à ‘resistência’ que as mulheres com ovários policísticos possuem em relação à ação da insulina. Esse hormônio tem origem no pâncreas, e passa então a ser gerado numa quantidade excessiva, aumentando, assim, o risco de apresentar os sintomas da síndrome. Estima-se que entre 5 e 10% das mulheres em idade fértil possuam a síndrome dos ovários policísticos.
SERVIÇO:
As mulheres que quiserem participar precisam ser maiores de 18 anos e não estar utilizando pílula anticoncepcional ou meteformina nos últimos três meses. Para se candidatar, é preciso ligar para o número 3360-1800 ramal 7977, das 15h às 18h.
Fonte: ACS 05
Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]
Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]