A Responsabilidade Civil do Médico e a Judicialização da Saúde foram temas de um evento realizado no último sábado pelo Campus Toledo da UFPR, em parceria com o escritório Fonsattia Advogados Associados. O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin foi um dos palestrantes, ao lado dos advogados Bruna Nesselo e Ruy Fonsatti Júnior.

Da esq. para a dir. as professoras do curso de Medicina de Toledo, Ana Paula Brandalize de Genética e Naura Tonin Angonese de Ginecologia e Obstetrícia, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin e a diretora do campus Toledo e professora titular do Departamento de Pediatria da UFPR, Cristina de Oliveira Rodrigues. Foto: Samira Chami Neves/ Sucom
Cerca de 120 pessoas assistiram às palestras, entre alunos, docentes e servidores técnico-administrativos do curso de Medicina de Toledo, além de médicos da região.
Ao tratar da responsabilidade civil do médio, a advogada Bruna Nesselo destacou a importância da escuta atenta, da cordialidade, do exame físico cuidadoso, da atenção e da documentação como pontos fundamentais na relação médico-paciente. Segundo a professora Naura Tonin Angonese, coordenadora eleita do curso de Medicina do campus Toledo, “esses são pontos muito trabalhados com os alunos desde os primeiros dias de aula”.
O advogado Ruy Fonsatti Júnior abordou aspectos de judicialização da saúde e da atividade médica, com um número cada vez maior de processos envolvendo a categoria.
O evento foi encerrado pelo ministro do STF Luiz Edson Fachin, que dividiu com a platéia sua vivência como aluno da Faculdade de Direito da UFPR e como docente da graduação e pós-graduação da instituição por muitas décadas. Ele destacou a importância da descentralização das universidades das capitais para o interior e como isso impacta de forma expressiva na educação e no desenvolvimento regional.
Falou sobre o pioneirismo e dificuldades enfrentadas pelos novos cursos e destacou os esforços de toda a comunidade universitária, em especial dos servidores do Campus Toledo, no processo de implantação do curso no município.
Experiência em escola municipal de Paranaguá (PR) registrada em dissertação do ProfCiamb da UFPR Litoral pode ser replicada […]
No dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Universidade Federal do Paraná […]
A Editora UFPR lançou, na última segunda-feira (2), o Edital de Publicação 2026, que estabelece as normas e […]
Foi publicada nesta sexta-feira (30/01) a lista de aprovados na primeira chamada complementar do Vestibular UFPR 2026 para […]