O professor Leandro Franklin Gorsdorf é envolvido com as causas LGBTI e recebeu, em nome da UFPR, o prêmio. Foto: Grupo Dignidade
A Universidade Federal do Paraná recebeu, na última sexta-feira (17), o Prêmio Aliad@s da Cidadania LGBTI concedido pelo Grupo Dignidade – ONG LGBTI paranaense com foco em políticas públicas e cidadania.
O prêmio simboliza o reconhecimento à UFPR pela colaboração com o Grupo Dignidade em seus 25 anos de existência e por sua atuação na promoção da cidadania LGBTI.
A UFPR esteve presente nas atividades do Dia Mundial de Luta contra Aids já em 1993. Em 1995 promoveu um evento de extensão em apoio ao projeto Cavalo Massa – realizado pela ONG junto a adolescentes em situação de rua. Além disso, a instituição sempre contribui por meio do Setor de Educação, do Núcleo de Prática Jurídica, do Departamento de Comunicação Social, entre ouras importantes colaborações.
O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Leandro Franklin Gorsdorf, conta que a universidade realiza ações em conjunto com os movimentos sociais LGBTI: “Nós temos diversos grupos de pesquisa relacionados ao tema. Internamente também temos realizado ações institucionais afins, como foi o caso da resolução para a aplicação do nome social dentro da universidade. Aliado a isso, acredito que a grande novidade é a instituição da Superintendência de Inclusão e de Diversidade, órgão que será responsável pelo aprofundamento e criação das políticas de inclusão e permanência de alunos na UFPR”.
Criado em 2005, o Prêmio Aliad@s tem o objetivo de reconhecer, valorizar publicamente e agradecer os esforços das pessoas e organizações que contribuíram para a causa LGBTI.
Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]
Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]