O cônsul honorário da Alemanha e presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha, Andreas Hoffrichter, entregou na tarde desta quarta-feira (22) ao reitor Ricardo Marcelo Fonseca um scanner planetário alemão de alta resolução. O equipamento, doado pela Fundação Alexander von Humboldt a projeto de pesquisa da universidade, permite escanear objetos de diversos tamanhos e formatos, incluindo livros raros e documentos frágeis.
O cônsul destacou a presença alemã no Paraná e colocou-se à disposição da universidade para futuras parcerias. “Temos uma relação bastante intensa e extensa com a Universidade Federal do Paraná. Há muitos descendentes de alemães em Curitiba e no Paraná – famílias que ajudaram a construir e fortalecer a união Brasil-Alemanha, com hábitos, tradições, educação e cultura”, afirmou.
O reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que a UFPR se sente grata pela doação e disse que o fortalecimento das relações com instituições alemãs está entre os objetivos de sua gestão na universidade. “A internacionalização é uma das principais ferramentas para melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa na UFPR”, afirmou.
Além do reitor, participaram do encontro a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça; o assessor de Relações Internacionais, André de Macedo Duarte; a professora Catarina de Souza Moro, coordenadora da Copefor – Coordenação de Políticas de Formação de Professores; e o professor Paulo Astor Soethe, coordenador do curso de Segunda Licenciatura em Letras-Alemão do PARFOR/UFPR.
Um projeto de Iniciação Científica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, […]
As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerram no dia 6 de junho. […]
O texto da nova política institucional tipifica diferentes formas de violência e orienta ações de acolhimento às vítimas […]
Professor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR comenta o que as ações judiciais pela liberdade de vítimas […]