Imagem Padrão

UFPR Litoral forma novos técnicos em Gestão Imobiliária

20 dezembro, 2007
00:00
Por

A sessão pública e solene do Conselho Universitário diplomou 9 técnicos em Gestão Imobiliária e certificou a qualificação de outros 3 estudantes.

Entre os destaques nos discursos das autoridades, o Magnífico Reitor Carlos Augusto Moreira Júnior falou sobre a importância que tem o fato de a UFPR Litoral ter virado um Setor da Universidade. O Reitor falou também sobre a identidade do Paraná, um estado que começou pelo litoral, e os 95 anos da Universidade.

O Presidente do CRECI no Paraná e Paraninfo da turma, Alfredo Canezin, destacou a qualidade dos cursos técnicos da UFPR e incentivou os formandos a darem continuidade à vida acadêmica.

O Diretor Valdo José Cavallet enfatizou em seu discurso a responsabilidade social dos estudantes da UFPR Litoral e utilizou como exemplo o Projeto de Aprendizagem que prevê a construção de uma concha acústica para Matinhos e que foi desenvolvido por uma dupla de formandos no Curso Técnico em Gestão Imobiliária.

Ricardo Martini Nunes e Wesley Douglas Nonis não imaginavam que seu trabalho seria citado durante a cerimônia, ficaram tão surpresos quanto seus familiares. Wesley conta que sua família estava bem emocionada e foi surpreendida com o destaque que o Projeto recebeu, “minha esposa, Flávia, que acompanhou tudo ficou bem feliz, a mãe do Ricardo também, foi uma surpresa para todos nós”.

Wesley Nonis, que foi também orador da turma, conta que os formandos ficaram muito satisfeitos com a cerimônia. Para ele, o curso foi o que esperava e agora, através do PROVAR, Wesley e Ricardo voltam para o curso Técnico em Turismo e Hospitalidade para dar continuidade ao seu Projeto.

A idéia do Projeto da Concha Acústica surgiu pela afinidade dos dois estudantes que gostam de música e entendem da área de construção. Ricardo, que é engenheiro, teve a idéia e sugeriu para Wesley, que gosta de trabalhar com eventos e aceitou imediatamente.

A dupla mora em Matinhos há bastante tempo e conhece muitas bandas da região que não têm oportunidade para mostrar seus trabalhos. Desde o início das pesquisas, os estudantes sentiram a necessidade de trabalhar com o Eco-desenvolvimento, utilizando matéria-prima sustentável e pensando em fomentar o turismo, o comércio e a área imobiliária do litoral também na baixa temporada, diminuindo a sazonalidade.

Além da música, a idéia dos Gestores Imobiliários Ricardo e Wesley é envolver diversas formas de arte em um grande festival. “A partir dos estudos sobre a concha e o festival é que começou a cair a ficha do que ele pode significar para futuras gerações, queremos inserir as escolas, os artesãos e a população em geral. O projeto pode ter multifaces e vai tratar os artistas como pérolas, justificando o desenho da concha”, completa Wesley Nonis.

Para aprimorar o trabalho, os Gestores fizeram pesquisa com a população de Matinhos e, com a ajuda do Orientador Márgio Klock apresentaram o trabalho para diversos professores e para a direção da UFPR Litoral.

A continuidade do Projeto tem o apoio da UFPR e a intenção é que em 2008 já seja realizada, na Tenda da UFPR Litoral enquanto a concha não fica pronta, a primeira edição de um Festival alternativo de artes de Matinhos. Wesley já se arrisca até em marcar a data: 26 de junho de 2008.

A comissão organizadora do Festival será selecionada de acordo com as necessidades do evento, envolvendo cursos e professores da UFPR Litoral, empresas patrocinadoras, Universidade, EMBAP, Escolas da rede pública e organizações de artes em geral.

Foto(s) relacionada(s):


Formatura do Curso Técnico em Gestão Imobiliária
Foto: Izabel Liviski


Turma de formandos e professores


Juramento feito pelos alunos


Reitor discursa durante a solenidade


Formandos e paraninfo

Fonte: Emanuelle Dalla Costa

Sugestões

02 outubro, 2025

Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]

02 outubro, 2025

Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]

01 outubro, 2025

Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]

01 outubro, 2025

Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]