O Jornal eletrônico da Fundação da UFPR, Hebdomadário, completa nesta terça-feira, 11 de setembro, aniversário de um ano de circulação. O informativo se consolida como mais um veículo de comunicação dedicado à ciência e tecnologia.
Da edição número Zero, de 30 de agosto do ano passado até hoje, o Hebdomadário quadruplicou o número de leitores. A edição inicial foi lida por 253 leitores de uma lista de 2.492 e-mails cadastrados, número que passou para aproximadamente 1.000 leitores de uma listagem de 9.300 assinantes. Essas medições foram elaboradas com a ferramenta Google Analytics.
Segundo o jornalista responsável pela publicação, Jackson Gomes Júnior, como a internet é uma mídia muito segmentada e o hebdomadário trata de um tema não muito popular, que é ciência e tecnologia, os indices de audiência são significativos. O número de leitores varia muito, de semana para semana, mas algumas edições atingiram a média de 1.500 e 1.740 leitores. ‘São pessoas de todos os estados do Brasil, que às vezes encaminham e-mails com manifestações de apoio e agradecimentos pelo serviço prestado pela FUNPAR’, informa Jackson.
Entre esses emails, o da Professora da USP Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo que parabeniza a Fundação pela iniciativa de fazer o jornal. Segundo ela, o jornal é uma ferramenta importante de divulgação do Brasil. “Estive no mês de julho na China, em missão cultural oficial e o hebdomadário me ajudou no passar informações”, conta. “Parto para o Panamá, em um trabalho conjunto do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do Panamá e Universidade do Panamá, sei que o jornal continuará a me ser de grande valia”, completa.
Para o Professor Titular aposentando do Departamento de Botânica, Armando Carlos Cervi, “o jornal eletrônico é mais um serviço útil que a Fundação presta a toda a comunidade acadêmica”. A repercussão é tão grande que outras instituições entraram em contato com a FUNPAR para buscar informações de como elaborar um jornal semelhante. Outra vitória do hebdomadário é ter conquistado leitores em várias regiões do Brasil e em outros 42 países. A lista é extensa e inclui países como Portugal, Estados Unidos, Espanha e França. Até outros mais distantes, como China, Índia e Japão.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Leticia Hoshiguti
Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]
Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]