Imagem Padrão

Comitiva japonesa visita reitoria da UFPR para divulgar programas de intercâmbio

15 fevereiro, 2016
15:40
Por
Ensino e Educação
A comitiva também apresentou interesse de firmar novos convênios com a UFPR. Imagem: Leonardo Bettinelli

A comitiva também apresentou interesse de firmar novos convênios com a UFPR. Imagem: Leonardo Bettinelli

Na manhã desta segunda-feira, dia 14, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, recebeu uma comitiva de japoneses para a divulgação de dois programas de intercâmbio oferecidos pelo governo nipônico. Estiveram presentes Nao Namizuka e Yuzo Mori, da Universidade de Estudos Internacionais da Tóquio (TUFS – Tokyo University of Foreign Studies), Ryota Takahashi, Naoko Ide e Maiko Ono, da Universidade de Eletro-comunicações (UEC – University of Electro-Communications), o assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira, e a professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem), Satomi Oishi Azuma, que atuou como intérprete do grupo.

Durante o encontro, foram introduzidas duas possibilidades de mobilidade acadêmica para alunos de graduação que desejem estudar um período no Japão. O primeiro deles possibilita que os alunos permaneçam no país de seis meses a um ano, incluindo um período inicial de estudo da língua japonesa e permitindo que os intercambistas estagiem em empresas locais por um período de duas semanas a um mês.

Deverão ser disponibilizadas seis vagas para a estudantes da América do Sul, sendo que uma ou duas destas são destinadas à UFPR. Os contemplados receberão um bolsa, passagens aéreas e estadia em dormitório universitário. Poderão se candidatar estudantes das áreas das ciências Humanas, Exatas, Sociais e da Terra.

Outra oportunidade é o Summer Program, voltado ao aprendizado da língua japonesa, que duas vezes por ano – entre julho e agosto e entre janeiro e fevereiro – recebe estudantes internacionais por um período de um mês.

Parcerias

A Universidade de Estudos Internacionais da Tóquio e a Universidade Federal do Paraná já têm um convênio de longa data. Todos os anos, a UFPR recebe e envia alunos para intercâmbio por meio deste acordo. Recebendo atualmente aproximadamente 600 universitários internacionais, a TUFS abriga falantes de 27 línguas, provenientes de 14 regiões diferentes do mundo.

Já a Universidade de Eletro-comunicações japonesa, apesar de ser mais nova e muito menor, com cerca de 5 mil estudantes no total, valoriza a internacionalização como instrumento fortalecedor da academia e economia. “Queremos revitalizar não só a universidade, mas também a indústria do Japão com jovens talentos do mundo todo”, afirmou Takahashi, coordenador de intercâmbio da UEC.

O reitor da UFPR demonstrou interesse em firmar um convênio de colaboração com a UEC em áreas de interesse mútuas. “Além deste intercâmbio de estudantes de graduação, também gostaríamos de realizar parcerias entre pesquisadores”, apontou Akel Sobrinho.

Interessados nas vagas devem se inscrever nas chamadas mobilidade acadêmica abertas periodicamente pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI).

Sugestões

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]

19 dezembro, 2025

Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]

19 dezembro, 2025

No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]