Imagem Padrão

UFPR: Cursos e Profissões ajudou a reduzir a evasão escolar

17 agosto, 2007
00:00
Por

Presente na mesa das autoridades, o superintendente em exercício da Caixa Econômica Federal, Arielson Bittencourt, entidade que há quatro anos patrocina o evento, falou da importância da feira para ajudar os alunos em vias de fazer vestibular a escolher o curso que mais tenham afinidades. Arielson lembrou que se há 30 anos tivesse um evento deste nível, não teria ocorrido o que aconteceu com a sua turma de graduação em que dos 127 formandos, apenas 10% ainda exercem a profissão.

A necessidade de orientar o público jovem sobre mercado de trabalho e o que é estudado em cada um dos cursos, foi reforçada pela coordenadora de ensino profissionalizante da Secretaria Estadual da Educação, Sabra Garcia. Ela afirmou que gostaria de ter tido esta oportunidade há 20 anos quando precisou definir a carreira que nortearia sua vida. A SEED é outra importante parceira na organização do evento.

MAIS PODER DE DECISÃO – O reitor Carlos Augusto Moreira Júnior explicou aos estudantes o que mudou nestes cinco anos em que a UFPR vem abrindo as portas para os alunos que vão fazer vestibular. Em 2003 eram 30% os que se inscreveram ao concurso tendo certeza da área que gostariam de seguir. No último vestibular, realizado em dezembro do ano passado, este índice já subiu para 50% dos que se acham suficientemente decididos sobre o que querem fazer. É uma grande vitória, destacou o reitor.

“Montamos esta grande estrutura para evitar o que é mais grave no ensino superior”, destacou o reitor, ‘que é a evasão escolar’. Atualmente a UFPR tem dos melhores índices de diplomação entre as instituições públicas de ensino superior. Cerca de 79% dos alunos que começam a estudar concluem o curso.

Moreira Júnior explicou as outras medidas que têm sido ampliadas para fazer com que os alunos não desistam. Uma delas é a manutenção do subsídio à alimentação. Há anos a refeição nos três restaurantes universitários custa R$ 1,30 e ‘nem pensamos em reajustar” , declarou o reitor. Outro exemplo é a ampliação das bolsas. Já são 1.800 pessoas beneficiadas pelos programas de auxílio.

Foto(s) relacionada(s):


solenidade de abertura
Foto: Izabel Liviski

Fonte: ACS

Sugestões

02 outubro, 2025

Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]

02 outubro, 2025

Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]

01 outubro, 2025

Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]

01 outubro, 2025

Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]