O Departamento de Artes (DeArtes) da UFPR recebeu, nessa quinta (1), o grupo Mariachi 2000, do México. O grupo está fazendo uma série de apresentações pelo Brasil e, à convite do DeArtes, realizou oficinas musicais de violino, violão, vihuela, baixo/contrabaixo, trompete, guitarrón e produção sonora, além do show em si.
Os cursos e shows foram organizados pelo projeto de extensão Práticas Musicais para a Comunidade no DeArtes, coordenado pelo professor Edwin Pitre Vásquez – que atualmente está fazendo seu pós-doutorado em Etnomusicologia Dialógica na Universidade Nacional Autônoma do México -, em parceria com a Reitoria da Universidade e a Prefeitura de Curitiba.
Intercâmbio cultural
Para os presentes, a experiência de intercâmbio cultural, através das oficinas realizadas, foi uma oportunidade única. “É muito legal trocar cultura com outras pessoas, e essas atividades aqui no DeArtes me mostraram um pouco mais do mariachi. Nunca tinha visto algo assim em Curitiba antes”, revela Gustavo Roberto, aluno de Música da UFPR.
Veja todas as fotos do evento aqui.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]