Imagem Padrão

Aberta no MAE a exposição “Kãchi Katukina”

04 maio, 2015
12:02
Por prograd
Extensão e Cultura
Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) inaugurou, no final do mês de abril, a exposição “Kãchi Katukina”. A mostra traz uma tradição realizada pelos índios da tribo Katukina, localizados no Acre – um jogo feito com barbante em que os fios trançados assumem várias formas e a cada uma delas correspondem significados únicos.

Segundo a curadora da exposição, professora Edilene Coffaci de Lima, do Departamento de Antropologia, o Kãchi é como os Katukina nomeiam o jogo de barbante, mais conhecido em português como “Cama-de-Gato” – grande parte das formas resulta em motivos que fazem referência às anatomias animal e vegetal.

Estudo – A exposição, que deverá permanecer no MAE até abril de 2016, é fruto da pesquisa e convivência da curadora com os índios Katukina, de suas habilidades para conhecê-los e entrar na particularidade de suas vidas. A partir desse estudo, profissionais das áreas de Antropologia; Museologia; Fotografia; Produção Cultural; Design; Artes Visuais e História mantiveram um diálogo especial com alguns indígenas da tribo para compreender os sentidos desses jogos.

Posteriormente, foram organizadas as obras e os painéis que integram a mostra, em uma curadoria compartilhada. O MAE é ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e sua sede está localizada em Paranaguá. O museu permanece aberto ao público de terça a domingo (inclusive feriados), no horário das 8 às 20 horas.

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]