O Projeto Integrar, que oferece apoio ao estudante estrangeiro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), teve uma procura cerca de 50% maior nos últimos meses. A iniciativa atua em quatro frentes com o objetivo recepcionar e oferecer melhores condições de adaptação a quem chegou de outro país para estudar na universidade (veja abaixo). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Especial da Reitoria.
O estudante brasileiro João Paulo Magri – padrinho na ação INCLUIR – e a sua afilhada peruana, Julissa Melissa (pós-graduação em Entomologia) – FOTO: Facebook Integrar oficial
Se estiver interessado em participar do projeto tanto ajudando com as ações ou como estudante estrangeiro entre em contato por meio dos e-mails bemvindo@ufpr.br ou welcome@ufpr.br.
Conheça as ações
Apoiar – alunos se voluntariam como madrinhas e padrinhos de estudantes estrangeiros. O objetivo é oferecer ajuda e informações de modo informal e acolhedor.
Incluir – seleção de monitores entre os universitários para promover eventos sociais e culturais com a participação de alunos estrangeiros.
Acolher – servidores da UFPR recebem estudante estrangeiro em sua casa por um período curto de tempo. O objetivo é promover o convívio entre culturas diferentes e proporcionar novos vínculos de amizade.
Alojar – membros da comunidade acadêmica poderão disponibilizar locação de moradia e de cômodos aos estudantes estrangeiros com mediação facilitada pela UFPR.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]