Realizado na semana passada em Essen, na Alemanha, o 36º Fórum Anual da European Higher Education Society, contou em sua programação com a apresentação de uma experiência da UFPR na transferência de conhecimento e parcerias com a comunidade.
A apresentação fez parte de uma pesquisa de autoria dos professores Cássio Rolim, da UFPR, Mauricio Serra, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Ana Paula Bastos, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
No trabalho ‘Changing in Brazilian Universities Towards the Third Mission: Experience of Two Brazilian Higher Education Institutions’, os autores comparam as experiências da UFPR e da Unicamp na transferência de conhecimento e parcerias com a comunidade como suporte ao desenvolvimento das sociedades em que estão inseridas.
“Mostra como, por estratégias diferentes, essas universidades puderam – e poderão ainda mais – contribuir para o desenvolvimento de suas regiões”, diz Rolim, docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da UFPR. Segundo ele, o estudo está entre os primeiros do Brasil a considerar a temática da chamada ‘terceira missão’ das universidades.
O trabalho insere-se no projeto de pesquisa ‘Universidade e desenvolvimento regional: as bases para a inovação competitiva’, do qual fazem parte equipes do PPGDE da UFPR, Instituto de Economia da Unicamp e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, com finaciamento pelo Ministério da Integração Nacional e Capes.
O Fórum Anual da European Higher Education Society é um dos mais importantes encontros internacionais de pesquisadores e centros de pós-graduação voltados para o estudo das instituições de ensino superior. Na edição deste ano, realizada entre 27 e 30 de agosto, o tema geral foi ‘Ensino Superior: diversidade e excelência para a sociedade’.
Acompanhe a situação dos Restaurantes Universitários dia a dia A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem tomando uma […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) alcançaram o primeiro lugar em uma competição internacional de visão computacional […]
Por Priscila Murr Parceria TED INCRA-UFPR viabiliza condições de acesso a documentos fundiários a partir de processo de […]
Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]