A Editora da UFPR realiza este mês o lançamento de três livros publicados pela editora
“Letras e Política no Paraná: Simbolistas e Anticlericais na República Velha”, publicado pela escritora Maria Tarcisa Silva Bega. Busca ajudar e compreender o Simbolismo enraizado e consolidado no Paraná, entre os anos de 1890 e 1920, dentro de uma visão politicamente ativa.
Já a obra dos autores Alexandro Dantas Trindade, Hilton Costa e Diogo da Silva Roiz “À Margem do(s) Cânone(s): Pensamento Social e Interpretações do Brasil”, retoma a trajetória de escritores pouco lembrados no registro acadêmico. Explorando suas contribuições literárias e legado artístico.
O resultado de uma tese de doutoramento em História, defendida pela autora Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse , deu origem ao livro “Cozinhando a Tradição: festa, cultura, história e turismo no litoral paranaense”. Procura compreender a tradição do Barreado no litoral paranaense, a produção e a degustação da iguaria no contexto socioeconômico e cultural da região.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]