“Espaços para aprender e ensinar música: construção e adequação”, é o livro que professores de várias universidades, incluindo a UFPR lançaram segunda-feira na Universidade de Brasília. Para a solenidade na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, foram convidadas autoridades da área de educação do Governo Federal. A obra teve recursos do Ministério da Cultura e representa três anos de pesquisa, de acordo com o professor de Arquitetura Aloísio Schmid, organizador do livro. Outro professor do Paraná, participante desta pesquisa, é Guilherme Romanelli, do IFPR.
Desde 2012, pela Lei 11.769/2008 (Lei Aguiar) a música é conteúdo obrigatório na educação básica, mas faltam professores e espaços adequados. Para os autores, a formação dos professores exige tempo, mas é possível melhorar o espaço nas salas de aulas,que por serem pequenas ficam muito barulhentas e esses ruídos dificultam as aulas de música. É importante ter salas próprias para aulas de música. As propostas para melhorar esta situação estão no livro.
O grupo de pesquisas é formado pelos seguintes professores: Aloísio Schmid e Guilherme Romanelli, IFPR ; Letícia de Sá Rocha, UFSM; Dinara Xavier da Paixão,UFPA ; Gustavo Melo e Newton Sure Soeiro e Erasmo Felipe Vergara e Andrey Ricardo da Silva, UFSC iniciaram pesquisa envolvendo quatro dissertações de mestrado (André Santana, Claudia Gaida Viero, Cristhian Brum e Márcio Henrique Carboni).
O livro será enviado a cada município brasileiro para que as Secretarias de Educação possam se orientar com respeito às suas escolas.
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]