Imagem Padrão

Laboratório de Genética Humana da UFPR comemora 25 anos

20 maio, 2013
10:14
Por AGTIC - Gustavo
Ciência e Tecnologia

O primeiro laboratório no estado a realizar análise de DNA humano, o de Genética Molecular Humana da UFPR (LGMH), comemora 25 anos. Para marcar a data será realizado um evento no dia 21 de junho, no Setor de Ciências Biológicas da UFPR, no Centro Politécnico (Anfiteatro 10).

A programação começa às 9 horas e vai contar com palestras ministradas por pesquisadores da equipe do LGMH e por ex-integrantes, que abordarão as linhas de pesquisa do laboratório, projetos em andamento e outros temas atuais em genética. Os participantes também verão uma exposição de fotos sobre estudos e a história do laboratório.

Fundado em abril de 1988, pela professora Maria Luiza Petzl-Erler, o LGMH atua na pesquisa científica e na formação de pessoal qualificado para pesquisa e ensino superior, além da aplicação de tecnologia de DNA.

Segundo o doutorando Gabriel Cipolla, que há sete anos integra a equipe do laboratório, as linhas de pesquisa concentram-se na análise da diversidade genética do sistema imune com dois enfoques principais: genética de populações e microevolução humana; e genética e genômica de doenças multifatoriais. O estudo da diversidade genética permite o conhecimento mais aprofundado da evolução humana, afirma Cipolla.

O evento é gratuito e destinado a professores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais ligados às áreas de biologia e de saúde e áreas afins.
Confira abaixo a programação.

Programação preliminar
09 às 10 horas: Abertura
10 às 12  horas: Simpósio com ex-integrantes. Palestrantes: Christian Probst, Daniela P. Pavoni, Angélica Boldt, Vanessa S. Sotomaior
14 às 16  horas: Simpósio sobre as linhas de pesquisa do laboratório. Palestrantes: Márcia Holsbach Beltrame, Eduardo Amazonas de Almeida, Gabriel A. Cipolla, Liana A. de Oliveira
16 às 20 horas: Apresentações de painéis e confraternização com música ao vivo.

Para mais informações acesse o site www.lgmh.ufpr.br, a página do facebook http://www.facebook.com/events/572705302762669/?context=create. Contatos também podem ser feitos com o LGMH através do e-mail lgmh@ufpr.br ou do telefone (41) 3361-1724.

Texto de Flaécia Gomes de Lima, com orientação da Lais Murakami.

Sugestões

18 novembro, 2025

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]

18 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]

17 novembro, 2025

Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]

13 novembro, 2025

Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição  A Universidade […]