Na manhã da sexta-feira, 22 de setembro, a Administração Superior da UFPR iniciou um processo junto aos ordenadores de despesas e profissionais responsáveis pelas áreas de orçamento e compras de cada Setor e unidade da instituição para implementar uma nova sistemática que permita à instituição estar dentro dos procedimentos legais exigidos pelas normativas e leis que regem o sistema público federal.
‘O que pretendemos é profissionalizar os procedimentos de compras dentro da instituição, dando condições para que todos aqueles que ordenam despesas e processam os pedidos de compras estejam instrumentalizados para atuar dentro dos procedimentos exigidos pela lei’, esclarece o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Blênio Severo Peixe. ‘O que não quer dizer que o que estava sendo feito estivesse errado. Mas a forma descentralizada de fazê-lo é alvo de avaliações mais detalhadas dos órgãos reguladores, como a feito pelo Tribunal de Contas da União’, enfatiza o pró-reitor.
Soluções – Uma questão que está sendo colocada pela Administração Superior é a implantação da Central de Compras, que congregará os pedidos de compras na instituição. ‘Estamos discutindo as formas de implantá-la, permitindo que sua atuação beneficie a todos na Universidade’, expõe o pró-reitor de Administração, Ivan Deconto.
Para o reitor Carlos Moreira Júnior a fiscalização feita pelos órgãos públicos dos procedimentos da Universidade está cada vez mais detalhada e rigorosa. ‘Nos precisamos nos adequar, o que é muito bom, pois nos permitirá desenvolver nossas ações com mais tranqüilidade e dentro das normativas legais.’ Para ele, a mudança de cultura não é algo que se faz da noite para o dia, mas precisa ser iniciada para se consolidar. ‘Temos certeza que toda a comunidade universitária irá entender essas mudanças e colaborar para agilizar processos e permitir que a Universidade continue sua caminhada de desenvolvimento.’
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Patricia Favorito Dorfman
Em alusão ao Dia Mundial da Adoção (9/11), trazemos uma reflexão sobre a ausência de entendimento jurídico sólido […]
Na última terça-feira (04), em Brasília, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi ganhadora do VI Prêmio RGB, […]
Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná […]
O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade – Parte 2”, vinculado à Pró-Reitoria de […]