O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) participa da 20ª Primavera de Museus, realizada de 21 a 27 de setembro de 2026, com uma ação que amplia a participação da sociedade na definição de sua programação. Durante o evento, o Museu disponibiliza para consulta pública a minuta do edital que vai regulamentar a ocupação de seus espaços em Paranaguá para o Circuito de Exposições 2027.
A iniciativa, chamada “MAE-UFPR para Todos”, é voltada a artistas, produtores culturais, pesquisadores, instituições, coletivos e demais interessados. A proposta é permitir que esses públicos conheçam o edital e encaminhem sugestões, comentários, dúvidas e contribuições antes da publicação da versão definitiva do documento.
A consulta está relacionada à 20ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o tema “Museus para todas as pessoas”. A edição deste ano propõe que as instituições discutam formas de ampliar a acessibilidade, a inclusão, a diversidade, a representatividade e a participação dos diferentes públicos, além de reforçar o direito à memória, ao patrimônio cultural e ao pertencimento.
No caso do MAE-UFPR, a consulta pública permitirá que diferentes pessoas e grupos interessados na produção cultural e na área de museus participem da discussão sobre as condições de ocupação dos espaços do MAE-UFPR em Paranaguá. As contribuições recebidas serão consideradas no processo de revisão da minuta antes da publicação da versão definitiva do edital, a ser lançado no dia 2 de outubro de 2026.
A consulta será realizada de forma virtual, por meio de formulário eletrônico divulgado nos canais oficiais e nas redes sociais do MAE-UFPR. Além da minuta do edital, estão disponíveis documentos com informações sobre o espaço expositivo, equipamentos e mobiliário disponibilizados pelo Museu e o modelo de declaração de anuência e autorização.
Para participar da consulta pública, os interessados podem acessar o formulário eletrônico . Outros documentos podem ser consultados abaixo:

Ação mobiliza público a ajudar na manutenção dos estoques de sangue do Biobanco do Hospital de Clínicas da […]
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) participa da 20ª Primavera de Museus, […]
Iniciativa da UFPR, em parceria com a UEL, documenta e estuda vegetação remanescente da área rochosa que ocupava […]
Apresentação reúne obras de artistas brasileiros e estrangeiros O Coro da UFPR realiza uma apresentação no dia 30 […]