Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agência de Inovação e Bayer assinam contrato de licenciamento de variedade de cana-de-açúcar desenvolvida na UFPR que tem menor custo e maior produtividade

A UFPR acaba de dar mais uma importante contribuição ao desenvolvimento do País, desta vez no setor agrícola. A Agência de Inovação da universidade firmou contrato de licenciamento com a Bayer (empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de cuidados com a saúde humana e animal e agricultura) de uma variedade de cana-de-açúcar que auxiliará na renovação e expansão dos canaviais brasileiros, com redução de custos e aumento da produtividade no setor.

A variedade RB 966928 é a segunda mais cultivada no Brasil. São 9,1 milhões de hectares (o equivalente a 7% da produçao de cana de açúcar no país).  Trata-se de um cultivar já reconhecido pelo mercado como sendo de alta qualidade, o que o torna bem estabelecido entre os agricultores. “Por isso, a Bayer optou por trabalhar com esta variedade em suas pesquisas”, explica Juliano Barela, gerente de Seeds para Cana-de-Açúcar.

Sistemas mecanizados

De acordo com o coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar da UFPR, professor-doutor Ricardo Augusto de Oliveira, a variedade foi resultado de 14 anos de pesquisa e oferece uma grande vantagem em relação a outras espécies em sistemas de colheita organizada, com plantio mecanizado.

“Esta planta se adapta muito a este tipo de plantio. Ela tem um ganho de produtividade de 5% a 8% em relação a outras variedades de cana-de-açúcar”, diz. Para o professor, o desenvolvimento desta espécie revela a qualidade da pesquisa desenvolvida na UFPR nesta área. “A pesquisa que fizemos ajuda a levar o nome da UFPR para o Brasil todo”.

O contrato

O contrato assinado com a Agência de Inovação garante à Bayer direito ao uso do material genético desta variedade de cana-de-açúcar para pesquisa de desenvolvimento em campo e projeto de sistema de plantio. O acordo ganha especial importância devido ao fato de a agricultura brasileira demandar novas tecnologias para aumentar sua produtividade.

Isto porque o setor canavieiro realiza o plantio da cana-de-açúcar da mesma forma desde a introdução da cultura no País, no século 16. “O acordo contribui para a renovação e expansão dos canaviais, reduzindo custos e aumentando a produtividade no setor”, diz Barela.

De acordo com ele, a Bayer aposta na força do setor sucroenergético dentro do agronegócio brasileiro e trata a cultura como uma das prioridades em sua atuação no País. Por isso, conta com um portfólio de soluções (produtos e serviços) para atender às necessidades e impulsionar a produção do canavicultor. “O objetivo é contribuir para a transformação da história da cultura no Brasil e ajudar o produtor a alavancar sua produtividade para um patamar acima de 100 toneladas por hectare”, finalizou.

Relatório

A parceria com a Bayer consta no relatório de 100 dias de gestão da Agência de Inovação, no capítulo Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, como sendo um dos projetos mais importantes desenvolvidos pela organização neste período.   Dirigida pelo professor-doutor Carlos Itsuo Yamamoto e tendo o professor Alexandre de Morais como coordenador de Propriedade Intelectual, a Agência  objetiva garantir suporte à comunidade interna nas demandas de proteção do conhecimento; orientar os procedimentos sobre transferência de tecnologia; e definir planos de capacitação e eventos para empreendedorismo e projetos de geração de negócios inovadores.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...