Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR assina acordo de cooperação técnica com Universidade Amazônica de Madre de Dios, do Peru

O acordo assinado entre Mulinari (à. dir.) e Miguel prevê, entre outros itens,a mobilidade de alunos e professores das duas universidades. Imagem: Samira Chami Neves.
O acordo assinado entre Mulinari (à. dir.) e Miguel prevê, entre outros itens, a mobilidade de alunos e professores das duas universidades, em vários campos do conhecimento. Imagem: Samira Chami Neves.

O reitor em exercício da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, assinou hoje acordo de cooperação técnica com o reitor da Universidade Nacional Amazônica de Madre de Dios (Unamad), Miguel Nicolás Peralta Rosario.

As duas universidades têm interesse tanto na mobilidade de alunos e professores dos cursos de graduação e de pós-graduação quanto na realização de pesquisas e trocas de experiências em vários campos do conhecimento.

Na visita, Miguel Rosario também entregou a Mulinari uma medalha e a comenda de professor honorário da Unamad concedida ao reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que cumpre agenda oficial em Brasília. O professor Renato Cesar Robert, do curso de Engenharia Florestal, recebeu a mesma honraria.

Parceria

Robert iniciou o processo de aproximação com a Unamad em 2011, quando liderou comitiva de alunos de Engenharia Florestal da UFPR e de cursos de várias universidades brasileiras e estrangeiras (da Alemanha) até a região onde se situa a instituição.

A universidade está localizada em plena Floresta Amazônica, a 350 km da fronteira com o Acre. “É um dos locais mais ricos em biodiversidade do planeta”, explicou o professor.  O objetivo da viagem era conhecer os projetos de manejo florestal da Unamad, que são referência mundial.

Além de apresentar estes projetos, a universidade peruana garantiu aos visitantes a logística de hospedagem e transporte necessários para o seu deslocamento e permanência no País. A comenda entregue a Zaki e a Robert é o reconhecimento da universidade ao empenho de ambos pela construção da parceria e pelo desenvolvimento da ciência.

Interesse mútuo

Mulinari agradeceu a honraria e destacou a importância da parceria entre as duas instituições.  “Tenho a certeza de que o professor Zaki ficará muito honrado de receber esta comenda”, disse. “Ambas as instituições têm competências que vão nos ajudar muito mutuamente . São experiências distintas interessantes para as duas universidades”.

O reitor Miguel Rosario também destacou a parceria. “Estamos em um novo cenário na Unamad, com foco na pesquisa. Queremos fortalecer este campo junto com a UFPR”, disse ele, que estava acompanhado ainda do vice-reitor de Pesquisa da universidade, professor Percy Amilcar Pollito.

O vice-reitor explicou que a Unamad também desenvolve parcerias com outras universidades brasileiras  – como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Acre (Ufac) – e ainda de países como o México, Espanha e EUA.  O assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira, também participou da reunião.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...