Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Tecnólogo em Orientação Comunitária da UFPR – Setor Litoral recebe nota máxima de comissão do MEC

O curso de Tecnólogo em Orientação Comunitária da UFPR (Universidade Federal do Paraná) – Setor Litoral recebeu nota máxima (5) em processo de avaliação feito por uma equipe de técnicos do MEC (Ministério da Educação e Cultura) entre 28 e 29 de agosto deste ano.

Coordenado pela professora doutora Angela Massumi Katuta, o curso foi criado em 2007 e passou à modalidade tecnológica em 2010. Sua proposta é contribuir para o desenvolvimento social do Litoral e do Vale do Ribeira do Paraná, a partir do conhecimento e do diálogo com os movimentos sociais. O foco do curso é o protagonismo por meio da elaboração de projetos voltados às demandas locais.

Estas foram algumas características principais do curso percebidas pela equipe avaliadora, formada pelas docentes Silvana Pirillo Ramos (coordenadora da comissão) e Karla Ingrid Pinto Cuellar. Elas tiveram reuniões com a Administração Superior, CPA, NDE, coordenação, docentes e discentes. Isto lhes possibilitou identificar o comprometimento e a preocupação geral com os resultados obtidos pelo curso. As avaliadoras afirmaram que nunca haviam encontrado projeto tão inovador ao longo de quase uma década de experiência.

Silvana Pirillo Ramos e Karla Ingrid Pinto Cuellar recomendaram ainda que o curso documente seu coeso e consistente processo formativo. Somado a isso, consideraram que o curso é o único do gênero no Brasil, servindo de referência nacional para outras instituições de ensino superior.

Segundo os docentes do curso, esta inovação é traduzida de várias formas. Entre elas, a excelência educacional recebida pelos alunos, a consistência teórico-prática fundada na indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão; e a intensa transformação pessoal dos estudantes, que atuam alinhados com os interesses e práticas das comunidades locais de onde vieram. (Com informações e a colaboração dos alunos e professores do curso)

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...