Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudante da UFPR integra equipe de árbitros de campeonato brasileiro de ciclismo

Lucas Mura (primeiro à esquerda), ao lado da supervisora Ana Claudia Stipanish (de azul) e outros árbitros da competição. Foto: Divulgação

O Campeonato Brasileiro de Pista Júnior, organizado pela Confederação Brasileira de Cliclismo (CBC), conta neste ano com um jovem representante da UFPR na equipe de arbitragem: o estudante de Educação Física Lucas Mura. É a primeira vez que um estudante da universidade atua na competição na função de árbitro.

Mura cursa a disciplina de Temas Emergentes, ministrada pelo professor Iverson Ladeweig e que discute regras das provas de ciclismo de pista. Como parte do conteúdo, os alunos fazem uma atividade prática de arbitragem em uma prova de pista. “Geralmente são provas em nível estadual, que ocorrem em Curitiba”, explica o professor.

Com apoio do presidente da CBC, José Luiz Vanconcellos, Ladewig foi convidado a indicar um aluno para participar do Campeonato Brasileiro de Pista Júnior, que ocorre nesta semana (25 a 30 de maio), no velódromo da Vila Olímpica, em Maringá. A CBC cobriu todas as despesas de traslado, hospedagem e alimentação do estudante.

Campeonato é realizado em Maringá. Foto: CBC/Divulgação

“Essa parceria era o que faltava para que nossos alunos pudessem vivenciar, na prática, todos os assuntos tratados em sala de aula, oportunizando a vivência em uma competição de alto nível”, diz Ladewig. Na competição nacional, Mura é supervisionado pela árbitra da CBC Ana Claudia Stipanish. O campeonato conta com a participação de 150 ciclistas de vários estados do Brasil, e uma equipe de arbitragem de 30 pessoas.

Professor do Departamento de Educação Física desde 1995 e envolvido com ciclismo há mais de 40 anos, Ladewig, que é árbitro da União Ciclística Internacional, considera a parceria com a CBC uma oportunidade de promover o esporte entre seus alunos. Ele deve indicar outro estudante para participar do Campeonato Brasileiro de Pista Elite, que ocorre em julho.

Célio Yano

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...