1º Hackathon da Madeira aborda crise climática; inscrições até 20/4

17 abril, 2025
18:20
Por Camille Bropp
Ensino e Educação

Com vagas limitadas, competição em Curitiba incentiva soluções criativas para a sustentabilidade na habitação popular

Estudantes e profissionais das áreas de arquitetura e engenharias têm até este domingo (20) para se inscrever no 1º Hackathon da Madeira. Na competição, equipes terão 24 horas para criar soluções inovadoras para habitação social usando madeira.

O evento faz parte da programação do XVIII Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira (Ebramem), marcado para 5 a 9 de maio em Curitiba.

Para o hackathon, são 250 vagas, distribuídas entre estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de outras universidades e profissionais do setor. As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário do evento.

Dinâmica

As equipes de dez participantes cada serão montadas pela organização. As soluções a serem perseguidas terão relação com o tema “Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) e crise climática no contexto brasileiro”.

Segundo a programação do hackathon, no dia 8 de maio ocorrerão credenciamento, oficinas, lançamento do desafio e mentorias; e, no dia seguinte, desenvolvimento das propostas, entrega final, júri e premiação.

A equipe vencedora receberá o Troféu Arquiteto Roberto Alfredo Pompeia, nomeado em homenagem ao arquiteto e urbanista paulista falecido no ano passado.

A organização do evento é do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Dau) da UFPR, juntamente com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau) do Paraná, também patrocinador.

SERVIÇO
1º Hackathon da Madeira do XVIII Ebramem
Quando:
8 e 9 de maio
Onde: Edifício de Administração do Centro Politécnico da UFPR (Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba)
Inscrições até 20/4 por meio do formulário; vagas serão preenchidas por ordem de envio

Leia mais notícias sobre o XVIII Ebramem

Sugestões

18 novembro, 2025

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]

18 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]

17 novembro, 2025

Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]

13 novembro, 2025

Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição  A Universidade […]