Imagem Padrão

Zaki Akel se reúne com ministro Aldo Rebelo e, ao lado da Andifes, defende fortalecimento das pesquisas e da parceria com o governo

16 janeiro, 2015
15:18
Por
UFPR

A diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) entregou esta semana em Brasília ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação,  Aldo Rebelo, documento defendendo a necessidade de fortalecimento tanto do programa de apoio à infraestrutura de pesquisa para as universidades quanto da parceria com o Governo Federal.

Vice-presidente da Andifes, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, participou da reunião. Ele explicou que o documento lista os desafios operacionais das instituições para 2015 e contém especificações do Plano de Desenvolvimento das Universidades.

O presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR, Targino de Araújo Filho, disse que a ampliação e o aperfeiçoamento das instituições de ensino federais ocorridos nos últimos anos foram frutos da parceria do setor com MCTI e o Ministério da Educação. “Isto vale principalmente para as obras de infraestrutura de pesquisa apoiadas pelo programa Proinfra” – programa que financia projetos de implantação, modernização e recuperação do setor.

Targino ainda afirmou que a Andifes se coloca “na luta pela recomposição orçamentária do ministério e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)”, de onde saem os recursos para o próprio Proinfra.

Além de Zaki e de Targino, participaram da reunião os reitores Natalino Salgado Filho (Universidade Federal do Maranhão), Márcia Perales Mendes Silva (Universidade Federal do Amazonas), Orlando Afonso Valle do Amaral (Universidade Federal de Goiás); e ainda os secretários-executivos da Associação, Gustavo Balduino,  e do MCTI, Alvaro Prata.

 

Por: Aurélio Munhoz (com Assessorias de Comunicação do MCTI e da Andifes)

Sugestões

18 junho, 2025

Relações sociais e familiares do escritor são tema de estudo do professor Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento […]

18 junho, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, de 17 a 24 de junho, inscrições para o processo seletivo […]

18 junho, 2025

A partir de junho, iniciativa do governo federal vinculada a projeto de extensão da UFPR começa as aulas […]

18 junho, 2025

Com informações do MAE-UFPR O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) apresenta a exposição “Terra em […]