UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Websérie gratuita sobre agroecologia conscientiza crianças sobre cuidados com a terra

Projeto de extensão Agroecologia nas Escolas Públicas, da UFPR Litoral, oferece conteúdos para uso em sala de aula

Minhocas, materiais orgânicos e plantas são parte de um organismo vivo chamado solo, que precisa ser cuidado para o bem da nossa alimentação, ou seja, pela sobrevivência humana. Esse é um dos ensinamentos tirados de uma websérie desenvolvida pelo projeto de extensão Agroecologia nas Escolas Públicas, da UFPR Litoral, para ser uma ferramenta de auxílio à educação nas escolas e em casa.

A websérie é composta de sete vídeos que podem ser conferidos no canal do projeto no YouTube.

Em vídeos de três a 12 minutos, a websérie traz informações sobre agroflorestas, resgate de saberes populares, jardins agroecológicos, cuidados com a terra e o impacto disso na nossa alimentação e na nossa saúde.

A coordenadora do projeto, professora Gabriela Schenato Bica, do Curso de Tecnologia em Agroecologia, conta que os vídeos ajudam a apresentar às crianças as características dos solos e a necessidade dos cuidados com a terra de forma leve, porém indagadora.

“Acreditamos no potencial de atividades ludico-pedagógicas para o fortalecimento da relação entre as crianças — e adultos também — e a natureza. São vários os estudos que apontam inúmeros benefícios das vivências na natureza, especialmente na idade escolar”, explica. 

“Acreditamos também que estimular o pensamento crítico e transformador é fundamental para que desde cedo as crianças possam dialogar em sala e se sensibilizar sobre temas da agroecologia, da alimentação saudável, resíduos orgânicos e não orgânicos, solos e compostagem, saberes populares, fortalecimento das identidades e relações com os territórios, entre outros. Assim poderemos ver as mudanças sociais que acreditamos serem a base para uma sociedade mais justa e saudável”.

O projeto já publicou um Caderno de Metodologias (baixe aqui em pdf) para apoio didático de atividades com crianças. Segundo Gabriela, os próximos produtos serão materiais para o ensino infantil (de dois a cinco anos) e fundamental I e II, além da sequência das atividades com escolas do ensino básico e de formação docente continuada.

É possível acompanhar as novidades do projeto pelo Instagram e pelo Facebook

Sugestões

Candidatos inscritos por cotas no Vestibular 2024 já podem conferir datas da banca de validação
Um aviso importante para candidatos inscritos no Vestibular 2024 da UFPR nas categorias pretos, pardos,...
Reitoria autoriza prosseguimento de implantação para teletrabalho
A Comissão de Implantação e Supervisão do Teletrabalho (CIT), criada pelo gabinete da reitoria, anuncia...
PICCE terá novos desdobramentos em Clubes de Ciência
O Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) irá atuar ainda mais em parceria com...
PPGGI da UFPR está com inscrições abertas para mestrado e doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...