Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Volta às aulas para crianças e adolescentes é tema da ação “Pergunte aos Cientistas” da Agência Escola UFPR; saiba como enviar sua pergunta

Cientistas da Universidade responderão dúvidas da sociedade sobre processos pedagógicos nas escolas e também sobre cuidados com a Covid-19

O retorno às aulas nas escolas públicas e particulares em modo presencial e/ou híbrido em algumas regiões do Brasil têm preocupado pais, professores e demais profissionais da educação. Para esclarecer dúvidas sobre a retomada das atividades formativas, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) responderão perguntas da sociedade até o dia 9 de março na ação “Pergunte aos Cientistas”, da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR.

As dúvidas podem ser enviadas até o dia 9 de março para o e-mail agenciacomunicacaoufpr@gmail.com ou então pelos perfis da Agência Escola no Facebook e Instagram: @agenciaescolaufpr. Devem constar também na mensagem nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. Após a seleção das questões pela equipe de Jornalismo da Agência Escola e a coleta das respostas dos cientistas, elas serão publicadas em reportagem no site e nas redes sociais da Agência Escola (Facebook, Instagram e Twitter), bem como no portal UFPR.

Seguindo o objetivo de fazer o conhecimento científico atingir o maior número possível de pessoas, o “Pergunte aos Cientistas” contará pela primeira vez com a participação de pesquisadores da área de Educação a fim de esclarecer os impactos da pandemia nos processos pedagógicos e no aprendizado das crianças.

“Os desafios são enormes, ainda mais considerando as desigualdades econômicas, sociais e educacionais que convivem no ambiente escolar”, aponta a professora Claudia Regina B. S. Moreira, do Programa de Pós-graduação em Educação e do Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) da UFPR, uma das pesquisadoras que responderá às perguntas da população.

Para a professora Claudia, a sociedade deve exigir educação de qualidade às crianças e aos adolescentes, sobretudo no momento atual, e para isso a questão precisa ser debatida por cada vez mais pessoas. Assim, a pesquisadora convida todos a esclarecerem suas dúvidas com os cientistas. “Nós, professoras e professores do Setor de Educação da UFPR, estamos aqui para discutir os impactos da pandemia sobre a educação e os desafios para a futura retomada das atividades presenciais”, afirma.

Por Isabela Stanga
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing e Agência Escola de Comunicação Pública UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...