O acesso dos estudantes às instituições públicas de ensino superior poderá se dar por uma seleção nacional, com um exame VESTIBULAR único aplicado na mesma data em todo o País. É o que prevê o Projeto de Lei 4327/04, da deputada Maninha (PT-DF), que pretende reduzir o número de vagas ociosas nas universidades. De acordo com a proposta, o exame seria formulado e aplicado pelo Ministério da Educação duas vezes ao ano, e os candidatos aprovados escolheriam a instituição onde se matricular, segundo a classificação obtida e o número de vagas disponíveis.
Aproveitar o Enem
Maninha lembra que os critérios de seleção variam de instituição para instituição, assim como as datas dos exames, o que privilegia candidatos de maior renda por causa das despesas de deslocamento. ‘A existência de múltiplas datas para o exame de seleção ocasiona ainda um número próximo a 14 mil vagas ociosas por semestre nas universidades públicas’, observa a autora do projeto. A deputada quer aproveitar a experiência do ministério com o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), já usado por várias instituições de ensino superior, públicas e privadas, como alternativa ao VESTIBULAR tradicional ou como complemento a outras formas de seleção.
Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: MEC
Mostra é resultado de encontro e partilha de experiências entre os artistas e ocupa o espaço até o […]
Inscrições para pessoas com 60 anos ou mais iniciam nesta terça-feira (2) e seguem até fevereiro; atividades ocorrem […]
O curso de Foguetemodelismo Básico da Universidade Federal do Paraná abriu inscrições para a turma de 2026. A […]
Ao aceitar o convite da Future Earth International para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas […]