Foram debatidos temas como diretrizes, convenções, mobilidade de professores e estudantes, visitas e propostas de novos projetos como a implementação da Universidade do Mercosul, do projeto de criação de um Centro de Meteorologia e o Fórum de Educação Superior no Mercosul.
O Brasil está representado no encontro pelo Secretário de Educação Superior, Nelson Maculan que coordena as discussões. Maculan comentou que o grupo tem feito reuniões sistemáticas e uma das grandes discussões deste encontro foi em torno do projeto da Universidade do Mercosul. “Tem que ser um movimento que todos queiram, sem impor modelos, respeitando as diferenças regionais”, explicou ele, destacando que é um projeto de médio prazo. A intenção é de que cada vez mais o Mercosul seja um espaço menos comercial e mais educacional nas discussões.
Maculan comentou que o encontro serviu também para a discussão de outros temas envolvendo educação e pesquisa, como recursos para viabilizar a mobilidade acadêmica de professores e alunos entre os países; e a questão da maior rapidez desejada para creditação ou reconhecimento dos diplomas entre os países. O Secretário falou também que está em pleno vapor o projeto do Centro de Estudos e Pesquisas em Meteorologia do grupo, com sede no Uruguai. O centro trabalhará na pesquisa de modelos matemáticos para previsão de grandes catástrofes na região do Mercosul até o Pólo Sul.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Leticia Hoshituti
Em alusão ao Dia Mundial da Adoção (9/11), trazemos uma reflexão sobre a ausência de entendimento jurídico sólido […]
Na última terça-feira (04), em Brasília, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi ganhadora do VI Prêmio RGB, […]
Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná […]
O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade – Parte 2”, vinculado à Pró-Reitoria de […]