Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Universidade Aberta da Maturidade conclui sua 12ª turma

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15,6% da população brasileira tem 60 anos ou mais

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a Universidade Aberta da Maturidade (UAM) – Projeto de extensão universitária que busca incentivar o desenvolvimento de relações intergeracionais, já atendeu mais de 700 pessoas, que passaram pelo projeto. Desde agosto de 2019, a UAM começa a chegar aos campi avançados da UFPR, com atividades também realizadas no Setor Palotina.

A Vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muñiz, salienta e reconhece a dedicação e carinho da equipe que atua na frente desse projeto: “É uma grande satisfação ver o empenho e dedicação dessa equipe que leva em frente esse projeto, com muita garra e espírito de colaboração. A valorização do conhecimento intergeracional passa por acolher e incentivar que estas ações aconteçam e que juntos possamos construir uma sociedade mais justa e melhor para todos”.

Os professores participantes e monitores buscam valorizar o conhecimento dos idosos. Hoje o projeto é composta por três professoras: Simone Benghi Pinto, Ana Carolina Passos de Oliveira e Taiuani Marquine, além de três monitores (Cesar Eduardo Ferreira Pina, Amanda Gabriele Cezar Adolpho e Olivia Ika Matsumura) todos alunos do curso de Terapia Ocupacional.

Monitores do projeto. Da esquerda para a direita: Olivia Ika Matsumura, Cesar Eduardo Ferreira Pina e Amanda Gabriele Cezar Adolpho. Foto: Simone Benghi

Para Simone Benghi, do Departamento de patologia básica da UFPR, “O projeto Universidade Aberta da Maturidade contribui de forma magistral para o meu entendimento sobre a grandeza da atividade extensionista como ferramenta educacional e social”.

Palestrante Carlos Moreira e Simone Benghi Pinto. Foto: Simone Benghi

“Como estudante de Terapia Ocupacional e futura profissional, o projeto representa a vivência de uma possibilidade de campo de atuação. Além disso, o projeto também representa uma forma de ajudar o próximo, de devolver à sociedade e aos mais velhos um pouco de tudo aquilo que me oferecem. Também é uma oportunidade de conhecer novas histórias, novas experiências e ensinamentos”, comenta Oliva Ika Matsumura, graduanda do curso de Terapia Ocupacional da UFPR.

Ana Carolina, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR, passou a fazer parte da coordenação do projeto em 2020, mesmo ano da pandemia, e comentou que “foi um período desafiador e foi necessário realizar modificações para que as atividades pudessem continuar”. Ana ainda enfatizou que “nos cursos anteriores a equipe procurou focar em um assunto específico, mas este ano (2023) o objetivo era englobar vários assuntos de áreas diversas”.

Eva de Oliveira Salvalaggio de 73 anos, foi aluna do curso durante a pandemia e menciona o quanto admira o trabalho feito no projeto. “Sou fã dos trabalhos desenvolvidos sob a coordenação dessa equipe. Por mais conhecido que pareça, sempre tem novidades e super indico”. Eva ainda reforça sobre uma única definição para a vida: ” “Somos todos um”

Na última terça-feira (14) o projeto de extensão formou mais uma turma com aproximadamente 48 idosos.

“Fiquei motivada a participar de novos projetos e foi muito bom conhecer novas pessoas e trocar experiências”, afirma Daisy Herrerias Endler de 71 anos.

Foto: Arquivo pessoal

Sarandy Carvalho de Borba, de 72 anos, faz parte da UAM desde 2019 e comenta que começou a fazer os cursos para aproveitar melhor o tempo livre. “Como sou aposentado e fico em casa resolvi me inscrever para preencher o tempo ocioso e para ocupar a cabeça com novas informações”. Sarandy desde então vem fazendo os cursos da UAM e se formou nesta última turma.


Como acontecem as aulas

As atividades são realizadas nos espaços da UFPR. As atividades acontecem pelo período de 01 ano – com início todas as terças e quintas à tarde, das 14:00 às 16h, no Campus Jardim Botânico da UFPR. Há uma exigência de frequência mínima de 75% na totalidade das atividades para recebimento de certificado no final do curso.


Objetivos
A UAM tem como objetivo resgatar o valor social do idoso de forma articulada e interdisciplinar, o que passa por assegurar sua cidadania; a inserção da terceira idade no universo acadêmico e a contribuição para o desenvolvimento de relações intergeracionais.

Foto: Simone Benghi

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...