Imagem Padrão

Um dos maiores pensadores da lógica no mundo é homenageado na UFPR

31 outubro, 2019
15:46
Por laurasomoza
Ciência e Tecnologia

Professor foi homenageado pela UFPR, universidade em que estudou e lecionou (Fotos: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR)

O homem que contestou Aristóteles e que é conhecido como “o mestre da contradição” ouviu, por cerca de duas horas, os discípulos relembrarem histórias e contarem causos que marcaram seu percurso acadêmico pelo campo da Lógica, do Direito, da Filosofia, da Física e da Matemática. Na homenagem interdisciplinar prestada ao ex-aluno e ex-professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Newton da Costa, pelos seus 90 anos, não faltaram lembranças – e um resumo pertinente da sua trajetória nas palavras do professor do departamento de Matemática, José Carlos Cifuentes: “ele tem e não tem 90 anos”, brincou, trazendo à tona uma metáfora sobre a lógica paraconsistente, um dos principais legados do professor.

Bem-humorado, Da Costa sorriu durante a maior parte da homenagem, como durante as lembranças narradas pelo orientando, o professor do departamento de Matemática Adonai Sant’Anna, que falou sobre um episódio envolvendo o cineasta José Padilha, um livro de entrevistas e um documentário que não chegou a ser gravado. Padilha, admirador da obra do professor, chegou a indicá-lo para um concurso da revista Época dos brasileiros mais influentes do país.

As lembranças sobre a UFPR, sutilmente evocadas na fala do professor Cesar Serbena, do departamento de Direito, também vieram à tona – Newton da Costa cursou Engenharia Civil no prédio histórico da praça Santos Andrade na década de 1950, e, depois, ainda se graduou em Matemática e foi professor da instituição. A carreira continuou em São Paulo (USP e Unicamp) e em diversos países do exterior.  Atualmente, ele é professor visitante na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Newton da Costa, Vera Karam e Cesar Serbena

A carreira como professor e orientador de pesquisas também foi resgatada na homenagem. A professora da Unicamp. Itala D’Otavianno, uma de suas discípulas, falou sobre os seminários não usuais que o professor ministrava, sobre assuntos que ninguém conhecia. “Dizia: ‘eu vim aqui para colocar serpentes nos paraísos de vocês’”, relembrou. Ela e o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Evandro Luís Gomes também apresentaram o livro “Para além das colunas de Hércules, uma história da paraconsistência de Hércules a Newton da Costa”, que chegou a concorrer ao prêmio Jabuti em 2018.

Legado

Newton da Costa foi aluno e professor da UFPR antes de construir um pensamento que ia de encontro ao que se sustentava na lógica aristotélica. A lógica paraconsistente admite que uma sentença e sua negação podem ser verdadeiras, sendo possível haver inconsistência ou indeterminação entre elas. Os chamados “sistemas formais inconsistentes” têm aplicação em áreas como a computação, e a sua lógica também é utilizada nas ciências sociais, como a Economia e o Direito, por exemplo.

Professor recebeu uma placa em homenagem aos seus 90 anos

A importância de Newton para a ciência brasileira – e até mesmo mundial – foi celebrada como fruto de “ousadia e de coragem”, como disse a professora Ítala, alavancando a construção de uma escola brasileira de Lógica. Para Serbena, o professor é um “pioneiro” da Ciência. Para Cifuentes, “um poeta”, que imprime beleza às suas buscas intelectuais. “Seu espírito jovem continua nos impulsionando, tanto do ponto de vista, como da Ciência”, resumiu.

Prestigiado por alunos, ex-alunos, admiradores e pelos seus familiares, Newton da Costa foi aplaudido de pé. “O professor nunca perdeu seu vínculo com a UFPR e não poderíamos deixar essa oportunidade passar”, disse Serbena.

O professor Ricardo Luiz Viana, do departamento de Física, e a professora Vera Karam, diretora da Faculdade de Direito, ambos da UFPR, também compartilharam suas memórias e falaram sobre o perfil interdisciplinar de Da Costa, que, ao final do evento, agradeceu com modéstia e bom humor. “Eu trouxe cinquenta páginas para ler, mas vou poupá-los”, brincou. “Isso foi uma das coisas mais interessantes da minha vida. Estou emocionado e só gostaria de agradecer”.

Sugestões

23 abril, 2025

Comissão específica analisou no dia 16 como o cenário generalizado de evasão nas universidades se manifesta na instituição; […]

22 abril, 2025

A servidora técnica aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Maria Isaura Paquet de Lacerda faleceu nesta segunda-feira […]

22 abril, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação (Propg), obteve um aumento expressivo no […]

22 abril, 2025

Aos 84 anos, o professor tem histórias para contar: naturalizou-se brasileiro em plena ditadura, viajou pelo mundo coletando […]