A UFPR sediará, entre os dias 8 e 10 de novembro, o III Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (III ENPSSAN). O evento, organizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional acontecerá no campus Jardim Botânico.
O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 10 de junho. O envio deve ser feito para o e-mail enpssan@gmail.com. Os trabalhos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês, podendo ser relatos de pesquisa; relatos de experiência e/ou ensaio, nas modalidades Comunicação oral, com apresentação de trabalho em formato eletrônico, e Comunicação oral curta, com apresentação de trabalho em formado de pôster impresso.
Os temas abordados pelos seis eixos do evento são: Direito Humano à Alimentação Adequada; Produção sustentável e processamento de alimentos; Abastecimento e consumo alimentar saudável; Efeitos da Insegurança Alimentar e Nutricional; Comida e cultura: Os múltiplos olhares sobre a alimentação, e A Construção da Pesquisa em SAN: avaliações, métodos e indicadores. Cada participante poderá submeter, no máximo, dois resumos vinculados à sua inscrição. Não há limites para participação como coautor/a em trabalhos inscritos por outros participantes. Acesse aqui as normas de submissão.
A abertura terá como convidada Harriet Friedmann, professora da Universidade de Toronto, Canadá, que fará a conferência “Paradox of Transitions: Connecting Incremental Changes with Deep Transformations in Food Systems”.
Acesse aqui a programação completa.
Mais informações no site do evento.

Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]