A utilização de veículo aéreo não tripulado (Vant), no monitoramento ambiental de empreendimentos de infraestrutura, foi proposta pela UFPR à Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (Antf). O projeto, apresentado em Brasília pelo engenheiro civil do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR (ITTI), Cristhyano Cavali da Luz, destacou os benefícios da utilização do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), uma subcategoria dos Vants, como subsídio para o cumprimento de condicionantes impostas nas licenças ambientais de obras ferroviárias.
Segundo o engenheiro da UFPR, o projeto do RPAS foi desenvolvido em parceria com o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar). O sistema, explica Cristhyano, é inovador pelo fato de oferecer imagens de alta qualidade, superiores às registradas por sensoriamento remoto, com um baixo custo de imageamento e rapidez na inspeção, devido à grande mobilidade do sistema.
A UFPR/ITTI fez um teste com o RPAS na BR-158/PR, entre Campo Mourão e Roncador, e na BR-262/MS, no Mato Grosso do Sul, trecho entre Anastácio e Corumbá. Neste segundo teste, as imagens registradas mostraram detalhes que seriam imperceptíveis por sensoriamento remoto ou, até mesmo, aeronaves convencionais. Outra vantagem é a possibilidade de alcance do Vant, que pode sobrevoar áreas de difícil acesso, bem como, realizar voos abaixo das nuvens.
Durante a apresentação do projeto, realizada agora em setembro, também foram discutidos entre representantes dos dois órgãos, o acompanhamento das obras realizadas.
Celsina Favorito, com informações de Caroline Passos.
Criado em 2004, o campus tornou-se referência nacional em ensino por projetos e diálogo com comunidades locais Nesta […]
A inclusão, o incentivo à conexão entre pesquisadores do mundo inteiro, o respeito à diversidade e a inserção […]
Atualizada em 22/08/25, às15h40 A vida e a obra do poeta curitibano Paulo Leminski, que completaria 81 anos […]
Série de vídeos produzida na UFPR busca orientar mulheres sobre seus direitos no ciclo gravídico-puerperal e prevenir episódios […]