Imagem Padrão

UFPR vai sediar reunião sobre direitos das comunidades tradicionais

28 novembro, 2012
10:53
Por AGTIC - Gustavo
Extensão e Cultura

Representantes do Ministério Público de Brasília e de comunidades campesinas estarão reunidos na Universidade Federal do Paraná de 2 a 7 de dezembro para a Reunião Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT). A organização é do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (Enconttra) do curso de Geografia.

Além dos faxinalenses, estão incluídos nas comunidades tradicionais, os indígenas, pescadores artesanais e quilombolas. O Paraná é um dos estados com o maior número desses grupos. Só de quilombolas são 40 grupos e cinco, de faxinais na Região Metropolitana de Curitiba. Um dos assuntos da reunião será o projeto de lei que está na Assembleia Legislativa do Paraná e que prevê direitos às comunidades tradicionais. Esses grupos moram em áreas coletivas, trabalham na agricultura de subsistência utilizando os métodos antigos e precisam ter garantia de que as terras onde vivem serão preservadas, dizem os organizadores.

As palestras serão realizadas no 4º andar do Edifício D.Pedro II, Rua Dr. Faivre, 405, será a primeira vez que os representantes do MP saem de Brasília. Haverá visitas em algumas comunidades.

Sugestões

14 julho, 2025

A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]

14 julho, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]