Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR TV exibe na TV Brasil projeto “Cientistas do Brasil”

Projeto “Território Caiçara” foi ao ar no programa Repórter Brasil, da TV Brasil. Um trabalho desenvolvido pelo professor Eduardo de Paula, que busca o reconhecimento legal dos territórios ocupados por comunidades caiçaras no litoral norte paranaense.

A TV Brasil já é parceira de várias TVs e o projeto “Cientistas do Brasil” é mais um  fruto deste trabalho. As universidades federais irão produzir reportagens, de três minutos, dando destaque para projetos e pesquisadores de referência nas diversas áreas do conhecimento. Os materiais irão começar a ser exibidos a partir de 04 de julho na TV Brasil e para dar início ao projeto, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) fez o vídeo piloto do produto para que as demais universidades utilizem como referência para sua produção. “A proposta era fazer algo que fugisse da ideia simbólica mais comum de ciência (microscópio, átomo, etc). Nós fizemos o piloto pra estudar o formato. Criamos a identidade visual do material, vinheta, GCs e o Caio Marques, nosso técnico de áudio da TV, compôs uma trilha sonora exclusiva da vinheta”, comenta Carlos Debiasi, diretor de redação UFPRTV, sobre a produção do briefing para o projeto. O quadro “Cientistas do Brasil” fará parte do telejornal da TV Brasil e cada IFES produzirá um episódio por temporada. 

E para contemplar a diversidade de pesquisas existentes nas IFES para este projeto, as áreas do conhecimento foram selecionadas com base no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) um dos maiores responsáveis pelo apoio à pesquisa e à ciência no Brasil. “Atualmente temos 18 instituições produzindo, mas a ideia é ampliar esse número”, disse a diretora da Cogecom (Colégio de Gestores de Comunicação), órgão assessor da Andifes. Maíra Bitencourt. Diz ainda ela que um dos  propósitos, enquanto COGECOM, é justamente essa produção em rede.

Para o presidente da Andifes, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, afirma que é um projeto que reforça que o conteúdo produzido pelas universidades alcance mais pessoas. “Vivemos um tempo em que é importante reforçar o papel da ciência e da educação na sociedade, principalmente em um canal de TV pública como a TV Brasil”. 

A UFPR foi a segunda universidade a exibir seu produto audiovisual no telejornal. E para a diretora da Cogecom, a UFPR é uma universidade com grande experiência e potencial em audiovisual. 

Assista a reportagem completa do primeiro episódio pelo canal da UFPR TV.

As parcerias terão um importante papel na construção de uma efetiva rede de produções colaborativas entre as TVs das IFES, disse o Superintendente de Comunicação da UFPR, Carlos Rocha, que ressaltou ainda que “essa oportunidade reforça a posição de referência e destaque da nossa UFPR TV. Somos a TV universitária com o maior acervo de programas de divulgação científica”.

“Quando trabalhamos reunindo esforços, de universidades de todo o Brasil, ganhamos capilaridade e projeção territorial, de população e de abrangência. Nosso objetivo é dar a maior visibilidade possível para nossas universidades e, assim, fortalecer a Educação pública e a ciência do país”, destacou ainda o Reitor Ricardo Marcelo. 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...