Servidores e docentes da universidade vão contribuir com novo corredor tecnológico na Região Metropolitana de Curitiba
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediou, na última sexta-feira (21), a cerimônia de assinaturas para a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração de Energias e Tecnologias (Adietec). A instituição firmou um protocolo de intenções que visa a cooperação com o desenvolvimento tecnológico e sustentável dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
A Adietec foi firmada para fomentar tecnologias para energias renováveis, com foco na transição energética e economia circular. O objetivo é criar um corredor tecnológico que vai ligar polos industriais (como os dos municípios de Lapa, Araucária e São Mateus do Sul) aos portos do Paraná e Santa Catarina.
A UFPR deve colaborar com pesquisadores e especialistas com conhecimentos técnico-científicos em diversas áreas, visando o desenvolvimento de novas tecnologias e políticas públicas que promovam inovação e sustentabilidade.
De acordo com Álvaro Pereira de Souza, servidor da UFPR e coordenador da Adietec, desde 2021 a universidade já estava em cooperação com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) por meio do Programa de Parcerias para a Inovação e Processos Tecnológicos (Produtec-UFPR). A partir de ações conjuntas no SaberTec, parque tecnológico da Lapa, começaram as discussões para criação da Adietec.
“Estamos em uma transição energética, um super salto tecnológico. Precisamos ter soluções e produtos brasileiros com valor agregado, e nada mais interessante que juntar esses municípios, que chamamos de corredor tecnológico, com a logística que temos nos portos”, afirmou Álvaro. “Temos aí uma grande capacidade de trazer a universidade efetivamente para o palco das políticas públicas”.
Na cerimônia de assinatura do protocolo de intenções, o reitor da UFPR, Marcos Sunye, destacou que nas últimas semanas a universidade vem construindo diálogos com os municípios do interior do Paraná buscando soluções em inovação.
“A universidade tem que se reinventar, construir parcerias público-privadas e se modernizar. Vamos trabalhar para que este protocolo resulte em ações concretas”.
Participaram da assinatura do protocolo de intenções o reitor Marcos Sunye; os prefeitos Gustavo Botogoski, de Araucária, Diego Ribas, da Lapa e Mostarda, de Contenda; a prefeita Fernanda Sardanha, de São Mateus do Sul; o Secretário Executivo da Assomec, Neco Prado; a presidente do Parque Tecnológico SaberTec, Célia Rocha, e demais autoridades.
Foto de destaque: Hermes Hildebrand/Prefeitura de Contenda
O mês de março, dedicado à reflexão sobre os direitos das mulheres, foi marcado por uma série de […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E), […]
Já está disponível o edital que estabelece o regimento eleitoral para escolha de representação de servidores técnico-administrativos em […]
Versão injetável do fármaco importado da Europa atenderá grupo de pacientes que estão na fila de transplante de medula óssea.