Com a intenção de absorver novas tecnologias, entre as várias prioridades apontadas pelo governo da Província de Benguela, destacam-se a Educação Superior, a melhoria da saúde e a retomada das atividades produtivas com o capital humano angolano. Nesse sentido, visando a união de esforços e a possibilidade de prestar os apoios técnico e administrativo, foi firmado em 2006 um Protocolo de Intenção com a UFPR através da FUNPAR para, entre outras ações, elaborar o projeto de criação da UPB – Universidade Pública de Benguela.
Visita – A convite das autoridades daquele país a vice-reitora Márcia Helena Mendonça e o diretor administrativo da FUNPAR Paulo Roberto Rocha Kügrer e uma equipe de professores da UFPR estiveram em Angola no mês de setembro. A visita deu seqüência aos estudos constantes sobre o Protocolo de Intenções. Outros projetos discutidos na oportunidade dizem respeito à capacitação operacional dos hospitais regionais de Lobito e Benguela e a reestruturação do Pólo Turístico de Benguela.
Angola – É um país de 14 milhões de habitantes com grande concentração da população em Luanda. “A grande preocupação das autoridades locais é quanto à formação de profissionais para suprir a grande carência de mão-de-obra qualificada”, explica a vice-reitora. Portanto, a parceria com a UFPR visa, entre outras metas, prestar auxílio àquele país concentrando as ações nos âmbitos da Educação, Saúde e Tecnologia. O início dessas atividades depende somente do pronunciamento da província de Benguela.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Sônia Loyola
Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]