Onde antes havia mato e buracos deu lugar a um circuito de 400 metros com revestimento a carvão. Recursos de R$ 180 mil foram aplicados também na troca das telas da área de lançamento de dardo, disco e martelo, na pista de salto e ainda na drenagem do terreno para evitar poças de água em dias de chuva. O complexo conta ainda com novos vestiários feminino e masculino.
A reinauguração do Setor de Atletismo do CED foi na manhã desta segunda-feira e contou com a presença de pró-reitores e do reitor Carlos Augusto Moreira Júnior. Também estava prestigiando a nova pista de atletismo a Campeã Mundial de Atletismo, Marisa da Silva Cruz, que há 22 anos treina no espaço da UFPR. Para Marisa, campeã na faixa dos 60 anos em 2003 em Porto Rico e 2005 na Espanha, ficou muito mais fácil os treinamentos que realiza duas vezes por semana durante quatro horas. “A pista de carvão dá mais resistências nas pernas o que proporciona um aumento de rendimento físico. A gente percebe a importância de treinar nesse espaço, quando passa para uma pista emborrachada, por exemplo. Tudo fica muito leve e aí a gente está mais veloz,” destacou a atleta.
‘Outra vantagem é o impacto. O carvão reduz a possibilidade de lesões’, explicou o diretor do CED, professor Wanderley Marchi Júnior. A campeã mundial está feliz, porque agora irá ampliar os treinamentos para o campeonato mundial da Itália em 2007, quando quer quebrar seu próprio recorde.
Usuários – Os 120 estudantes de Educação Física têm aulas duas vezes por semana na área de Atletismo. Além deles, há uma centena de usuários da comunidade que treinam aos sábados e domingos. São moradores da região do Jardim das Américas cadastrados que têm permissão para entrar no campus. Muitos têm treinadores e outros fazem seus exercícios por conta própria. ‘Nos próximos meses um estagiário estará acompanhando as atividades durante a semana’, explicou a técnica-administrativa Leonor Demário.
Além da pista de atletismo, o CED conta com piscinas cobertas e um mini-ginásio que também é utilizado pela comunidade externa além de estudantes. Todas as melhorias que o CED conta hoje foram realizadas nos últimos quatro anos.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: ACS
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]