Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR suspende aulas a partir de segunda-feira (16), por conta do Coronavírus

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram suspender as atividades letivas acadêmicas presenciais pelo prazo de 14 dias, a partir desta segunda-feira (16), em razão da pandemia do Coronavírus. A decisão (leia nota) foi tomada em reunião do quadrilátero das universidades de Curitiba, formado ainda pela PUC e pela Universidade Positivo, mas também contou com a adesão de outras instituições de ensino da região.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, lembrou a responsabilidade de estar a frente da instituição, que é um lugar de encontro e de aglomeração. Além disso, destacou a importância dos restaurantes universitários para a vida estudantil e a recomendação de que permaneçam fechados. Também pontuou razões práticas, como a dificuldade de aquisição de materiais preventivos, como álcool em gel, por exemplo, neste momento virtualmente ausentes do mercado. A ideia de suspender as atividades para depois reavaliar também ocorre para que as universidades se preparem com materiais de prevenção e se organizem para o combate à pandemia.

Reitores Luiz Alberto Pilatt (UTFPR); José Pio Martins Universidade Positivo); Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR) e Waldemiro Gremski (PUC). (Fotos: André Filgueira/Sucom)

As recomendações quanto às atividades administrativas da UFPR serão divulgadas em um próximo momento, de forma a manter segurança e qualidade da saúde do servidor docente, técnico administrativo e terceirizado. Inicialmente, a medida foi tomada também para que a instituição se prepare para enfrentar a crise.

Antes da deliberação, as instituições presentes na reunião ouviram as recomendações das secretarias municipal e estadual do Paraná, que compartilharam análises sobre o tema. Apesar do consenso quanto à preocupação da continuidade das atividades letivas, as demais IES irão decidir ao longo da semana sobre uma eventual paralisação, obedecendo seus trâmites institucionais específicos.

A comissão especial formada pela UFPR para atuar durante a pandemia recomendou, por meio de argumentos técnicos, que a administração considerasse na decisão a possibilidade de transmissão comunitária – oficialmente reconhecida somente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso seria um indicativo de que o vírus já circula entre a população.

A primeira parte da reunião contou com a presença das secretarias municipal e estadual da Saúde; no segundo momento, os pesquisadores que compõem a comissão especial da UFPR foram ouvidos

O presidente da comissão, professor do departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Emanuel Maltempi de Souza, lembrou que o Paraná é o terceiro estado em número de casos confirmados e que a proximidade de regiões como São Paulo e Rio de Janeiro permite que se estime a transmissão comunitária na região. “Provavelmente já está acontecendo”, argumentou. Apesar de não haver evidências científicas que comprovem o fato, a dúvida existe pois nem todas as cepas estão passando por análises.

O presidente da comissão lembrou que o isolamento social em cenários como esses é uma medida importante, e que, o quanto antes ocorrer, menores os riscos. Por isso, também é importante que os acadêmicos permaneçam em estado de atenção, evitem aglomerações e previnam-se seguindo as recomendações dos órgãos de saúde pública.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...