“O ordenamento territorial no contexto das mudanças climáticas: oportunidades para o desenvolvimento territorial sustentável” é o tema do VII Workshop da Rede Ibero-americana de Observação Territorial (Ridot), que será realizado de 27 a 29 de março na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A edição é organizada pelo Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) e pela Rede.
O prazo para inscrições com desconto termina no dia 10 de fevereiro. É a primeira vez que a Ridot promove o evento no Brasil. O formato será híbrido, com transmissão online e tradução simultânea. Conferências e mesas-redondas compõem a programação, baseada em eixos temáticos coordenados por professores de diversos países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Venezuela.
No dia 28 de março, haverá apresentação de trabalhos em quatro modalidades – resumo, resumo expandido, artigos científicos e notas técnicas (uma novidade para 2023). De acordo com a organização, a edição já é a segunda com mais trabalhos inscritos.
Os aprovados pelo comitê científico receberão a resposta até o dia 6 de fevereiro pelo e-mail informado no momento da submissão. Os melhores trabalhos completos de cada eixo serão publicados em revistas internacionais parceiras. As demais produções serão publicadas em anais com Internacional Standard Book Number (ISBN). O sistema é responsável pela identificação do autor, do país e de outros dados.
Para participar como ouvinte, é possível fazer a inscrição até o dia do evento. Confira os palestrantes e mais informações aqui e no perfil do Instagram.
O evento conta com a co-organização da Associação dos Profissionais Geógrafos (Aprogeo) do Estado do Paraná e patrocínio da Itaipu Binacional, da Pós em Geografia da UFPR, do Programa de Pós-Graduação ProfÁgua, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além do apoio técnico de instituições de ensino superior do eixo ibero-americano.
Pré-Ridot
Como preparação para o VII Workshop da Ridot e com o intuito de proporcionar a integração dos participantes, em setembro de 2021 o Lageamb promoveu o seminário virtual “O Ordenamento Territorial em Tempos de Pandemia: Desafios e Oportunidades”. A vice-reitora da UFPR, professora Graciela Inês Bolzón de Muniz, participou da abertura. Os fundadores da Rede, Ángel Massiris Cabeza e Joaquín Farinós, integraram a mesa-redonda “História e Identidade da Ridot”, conduzida pela professora e coordenadora da vinculação latino-americana da Rede, María Gudiño. O engenheiro civil e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do Paraná, Ricardo Rocha de Oliveira, também esteve presente. Acesse a gravação.
Rede Ibero-americana de Observação Territorial
A Ridot surgiu em 2007, pela iniciativa dos professores Joaquín, da Universidade de Valência, na Espanha, e Ángel Massiris Cabeza, da Universidade Pedagógica e Tecnológica daColômbia. O primeiro evento foi realizado em 2009, na Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina. Os workshops ocorrem a cada dois anos e reúnem pesquisadores, acadêmicos, técnicos e políticos de países que demonstram preocupação com os efeitos das mudanças climáticas, das dinâmicas territoriais e das flutuações e transformações que ocorrem no entorno da economia e da sociedade. Processos que impactam o território e afetam as condições de vida da população.
Com informações da equipe do Lageamb/UFPR
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]