Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia reunião de criadores de porcos da raça Moura

Porco da raça Moura (foto arquivo)

Nesta sexta-feira, dia 29 de março, a Universidade Federal do Paraná sedia a primeira reunião de criadores de porcos da raça Moura atendidos pelo projeto de extensão “Porcos Moura: Caracterização de sistemas tradicionais e fomento à criação de suínos de raças nacionais”. Este projeto realizou ao longo das últimas décadas o resgate e registro da raça, considerada típica do Sul do Brasil.  O objetivo do encontro é discutir a fundação da Associação de Criadores, para posterior registro de uma marca coletiva e para pleitear a certificação de indicação geográfica dos produtos de porcos da raça Moura.

O evento será no Anfiteatro do Setor de Ciências Agrárias, a partir das 14 horas. A programação tem início com uma pequena solenidade e apresentação do projeto Porco Moura, aberta ao público, seguida a partir das 15h de uma reunião restrita dos criadores para definirem as etapas a serem seguidas para a criação da associação.

O resgate da raça Moura é o foco de um projeto que já dura décadas no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná. O trabalho, desenvolvido na Fazenda Experimental do Cangüiri, foi iniciado em 1985 pelo professor aposentado Narcizo Marques da Silva (responsável pelo registro oficial da raça em 1990). Interrompido em 2002, foi reiniciado em 2014 pelo professor Marson Bruck Warpechowski, resultando no projeto de extensão “Porcos Moura – caracterização de sistemas tradicionais e fomento à criação de suínos de raças nacionais”, com participação e vice-coordenação da professora Juliana Sperotto Brum, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR. Saiba mais sobre o Projeto de Extensão neste link. 
Mais informações são obtidas por telefone 3350-5629  ou pelo e-mail marson@ufpr.br  com o professor Marson Warpechowski.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...