Imagem Padrão

UFPR sedia II Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno de 5 a 7/8

05 agosto, 2019
12:04
Por
UFPR

Começou nesta segunda-feira (5), em Curitiba, o II Congresso Brasileiro de Auditoria & Controle Interno (Cobaci 2019). Coordenado pela Auditoria Interna (Audin) da Universidade Federal do Paraná, o evento técnico e científico é promovido pela União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec) e realizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus Botânico.

Durante a solenidade de abertura, o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, deu as boas vindas aos participantes do Congresso e destacou a relevância do trabalho dos auditores. “Não há instituição privada no país que tenha transparência e passe por formas de controle como as instituições de ensino superior. Temos o necessário e correto controle social e, portanto, o nosso valor tem que ser reconhecido assim como demais instituições públicas”, afirmou.

A presidente da Associação Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (MEC), Debora Ceciliotti Barcelos, lembrou o papel da associação. “Nesses dois anos, conseguimos integrar os auditores das instituições federais de ensino, reforçar sua qualidade, mostrar que nossa atuação tem que ser de parceria com os gestores e que a atuação policialesca já está no passado. Temos que contribuir, agregar valor para entregar cada vez mais e melhor”, disse. “Entre os principais objetivos do nosso evento, além da capacitação, está a troca de informações”.

Abertura do Cobaci 2019. Foto: Marcos Solivan

“Temos uma imensa responsabilidade para trazer frutos que possam agregar mais valor às atividades que temos desenvolvido em nossas instituições, que tem tido sua imagem associada a organizações que pouco contribuem para o desenvolvimento do país, queremos mudar esse cenário. Cada instituição tem seu papel para trazer o progresso do país, em especial as universidades e institutos aqui representados, que trazem por meio de seus pesquisadores, professores, técnicos e alunos, contribuições e inovações que encontramos em nossa sociedade”, avaliou o chefe da Auditoria Interna da UFPR, Luiz Eduardo Croesy Jenkins. “Mesmo atuando com recursos limitados das mais diversas ordens, buscamos contribuir para que nossas instituições sejam fortalecidas, minimizem seus riscos e tratem de forma proba os recursos público sobre sua responsabilidade”.

O superintendente da Corregedoria Geral da União (CGU) no Estado do Paraná, José William Gomes da Silva, destacou a programação do Congresso. “Esse evento traz a discussão de vários temas que estão na vanguarda na discussão de controle interno, como governança, gestão de risco e auditoria baseada em riscos. Isso vai agregar valor ao conhecimento dos auditores internos, inclusive alguns colegas que estão em outros órgãos. Nós temos que ajudar a melhoria das gestões, não basta somente apontar erros”.

“O trabalho dos senhores é de vital importância para a CGU e o TCU porque diminui nossa percepção de riscos e auxilia uma gestão mais eficiente, com os recurso que temos hoje, fazendo o melhor trabalho possível”, afirmou o secretário do Tribunal de Contas da União do estado do Paraná, João Manoel da Silva Dionísio.

Foto: Marcos Solivan

O professor Marcos Wagner da Fonseca, diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, também integrou a mesa de abertura. Ainda participam do Congresso a chefe de Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Educação, Carla Baksys Pinto; e a secretária de Controle Externo de Educação, Vanessa Lopes de Lima.

Logo após a solenidade, o docente Antonio Gonçalves de Oliveira, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, proferiu a palestra de abertura do Cobaci, abordando “A modernização da gestão e a governança no Setor Público”.

Cobaci

Até quarta-feira (7), a programação debaterá temas relacionados à auditoria interna governamental, ao controle interno, à transparência pública, ao acesso à informação, à prevenção e ao combate à corrupção e outros assuntos pertinentes ao controle interno, externo e social. Haverá palestras de diversos auditores e controladores internos dos poderes executivo e judiciário.

Participam do Congresso servidores públicos, auditores, controladores, gestores públicos e demais profissionais interessados em governança, gestão de risco, controle interno, integridade e compliance.

Confira a programação completa no site do Congresso.

O primeiro Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno foi realizado em 2018, em Brasília/DF. O evento oportunizou a criação da Rede Brasileira de Auditores Internos Governamentais, que visa ampliar o intercâmbio de informações entre auditores internos governamentais dos entes federados e fomentar a cooperação interinstitucional.

Sugestões

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]

10 julho, 2025

A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

10 julho, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]