Recurso adquirido pela UFPR permite acesso de estudantes a bibliografia básica dos cursos de graduação
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) retomou o uso da plataforma Minha Biblioteca. A plataforma voltou a estar disponível para a comunidade universitária na última semana.
Durante a pandemia de Covid 19, com a impossibilidade de acesso físico aos materiais didáticos nas bibliotecas, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) disponibilizou aos estudantes o acesso à plataforma Minha Biblioteca. Essa plataforma contém os principais livros dos cursos de graduação, que podem ser acessados pelos estudantes com o e-mail da UFPR.
Após o período pandêmico, os estudantes seguiram utilizando constantemente a plataforma. Em 2025, até 30/09, foram 301.120 acessos ao espaço. Em 2024 houve 599.170 acessos e 2023 contou com 652.529, de acordo com o Sistema de Bibliotecas (SiBi).
Giana Mara Seniski Silva, Bibliotecária de Referência da Biblioteca de Ciências Biológicas da UFPR, conta que a maior vantagem para os estudantes é a do acesso aos livros de qualquer lugar, sendo as últimas edições e atualizações disponíveis. “Você pode fazer marcação, anotação, pode criar cartões para estudo. Isso você não vai fazer em um livro impresso, que não é teu”, afirma.
Giana lembra que os professores também podem deixar anotações e sugestões aos estudantes dentro do espaço. Além disso, os livros podem ser ouvidos, facilitando a acessibilidade.
A pirataria de livros foi também uma prática que deixou de acontecer após o uso da plataforma digital. “Agora a gente percebe que não tem mais essa conversa. Está disponível ali, é um acesso tão rápido. Só você digitar o seu login e senha, você tem acesso ali dentro de muita coisa. E tudo atualizado”.
Para acessar o Minha Biblioteca, basta o aluno preencher os dados com o e-mail institucional e o acesso será garantido. Acesse pelo link.
Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]
Atividade de extensão promove preservação museológica e permite ouvir harmônio de Padre Penalva Uma parceria entre a Universidade […]
Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]
Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá O Museu de Arqueologia e Etnologia […]