Imagem Padrão

UFPR recebe primeira carta patente de invenção

08 abril, 2013
18:29
Por Henrique Rosso
Ciência e Tecnologia

A Universidade Federal do Paraná recebeu a primeira carta patente de propriedade de invenção do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi). O processo de concessão iniciou em 2004, com o depósito do requerimento de patente e levou quase dez anos para ser aprovado.

A patente foi concedida para a invenção “Processo de estabilização dimensional de painéis aglomerados de madeira”, desenvolvida pelo professor de Engenharia Florestal Ivan Tomaselli e Claudio Del Menezzi, na época, orientando de doutorado na UFPR. A carta patente tem validade de 20 anos, a contar do pedido de depósito.

Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a concessão da primeira carta patente representa “um grande sucesso na proteção da propriedade intelectual da nossa comunidade acadêmica”. Atualmente, a UFPR tem mais de 230 pedidos de patentes depositados no Inpi. “Em breve, isso será transferência de tecnologia com ganhos econômicos. É o reconhecimento da UFPR e da vibrante comunidade dos professores”, completou o reitor.

Sugestões

16 julho, 2025

Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]

15 julho, 2025

Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]