Imagem Padrão

UFPR recebe inscrições até 11/1 para vestibular do curso EaD de graduação em Pedagogia; prova será on-line

16 dezembro, 2020
15:52
Por edhomologa1
Ensino e Educação

Estão abertas até 11 de janeiro as inscrições para o processo seletivo por meio do qual a Universidade Federal do Paraná (UFPR) selecionará os estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, ofertado na modalidade a distância (EaD) via Universidade Aberta do Brasil (UAB), com começo de aulas previsto para 2021. A turma terá 150 vagas, das quais 15 são reservadas para docentes da rede pública de ensino e, outras 70, para candidatos que fizeram ensino médio em escola pública (o que inclui as cotas para minorias), conforme a Lei 12.711/12.

As vagas são distribuídas de acordo com o pólo ao qual o estudante estará vinculado. São 30 vagas para cada cidade: Campo Largo, Curitiba, Lapa, Palmeira e Rio Branco do Sul. O vestibular terá uma fase, com prova objetiva de duração de quatro horas, que será realizada on-line em 31 de janeiro.

Os documentos com as regras do vestibular (edital, programa de provas e formulário de inscrição, por exemplo) podem ser consultados no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR.

Como é o curso

As disciplinas do curso são divididas em quatro eixo principais: concepções e fundamentos do trabalho pedagógico; infância, juventude e cultura; docência em espaços escolares e não escolares; e organização e gestão escolar. O curso tem duração de quatro anos.

Apesar de EaD, com atividades desenvolvidas por meio de material didático distribuído em formato pdf no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), acessível via internet, o curso contará com encontros semanais e avaliações presenciais obrigatórias, previamente agendados. Essas reuniões serão realizadas no endereço do polo da matrícula, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30.

A graduação inclui estágio obrigatório em escolas, com carga horária similar à dos cursos presenciais.

Formação de professores

Voltado a atender a missão das universidades públicas na formação de professores, visto que o Brasil possui percentual considerável de docentes que atuam sem possuírem curso superior, o curso a distância de Pedagogia da UFPR é oferecido há cerca de 20 anos. Essa é a primeira vez, porém, que a seleção é feita por meio de vestibular on-line, devido à pandemia.

Segundo a professora Samara Mendes Araujo Silva, coordenadora do curso de Pedagogia EaD, a licenciatura tem cumprido papel importante para a melhoria da qualidade de educação no Paraná. O curso já chegou a atender outros estados, como São Paulo, até 2017, e a oferecer duas mil vagas por ano. Também foi ofertado por meio de convênios com governos para levar formação aos professores das redes públicas de ensino.

“O curso atua em duas missões da universidade pública, que é a interiorização do ensino superior e a formação de professores e de gestores de escolas para educação infantil e séries iniciais”, avalia.


Foto em destaque: Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.