A UFPR recebeu, na última sexta-feira (27), a visita do embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour. O reitor Zaki Akel Sobrinho, e o vice-reitor, Rogério Mulinari, reuniram-se com o diplomata a fim de estreitar relações e ampliar a interação entre pesquisadores dos dois países.
“Sabemos que a UFPR está entre as melhores universidades do Brasil. As instituições israelenses também se destacam no mundo e têm muito interesse em troca de conhecimentos”, explicou o embaixador. Para ele, principalmente com a implantação do programa federal Ciências sem Fronteiras, há um potencial muito grande de intercâmbio mútuo de estudantes e profissionais voltados ao desenvolvimento científico.
Segundo o reitor Zaki Akel, já existe uma aproximação entre a UFPR e Israel; cerca de setenta alunos israelenses estudam atualmente na Universidade. “Agora teremos um contato formalizado, e vindo em um momento bastante singular. Estamos em plena expansão para dentro do Paraná e para fora do Brasil, e parcerias que permitam maior desenvolvimento e transferência de tecnologias são muito bem-vindas”, disse o reitor.
A excelência de Israel em áreas como energias renováveis, aproveitamento da água, recuperação de solos e nanotecnologia foi abordada como estratégica para os primeiros passos do novo relacionamento com a UFPR. “Queremos justamente ampliar o contato dos brasileiros com a cultura israelense para além das notícias sobre nosso cenário político. O foco que queremos agora está nos negócios e na academia”, afirmou Reda Mansour.
Também participaram do encontro o assessor de Relações Institucionais da UFPR, Carlos Siqueira, a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Graciela de Muniz, o chefe de Gabinete da Reitoria, Alzir Felippe Buffara Antunes, além de representantes da Comunidade Israelita do Paraná.
Perfil
Mansour é originário da cidade drusa de Osfiya, no Monte Carmel, em Israel, e já foi embaixador no Equador, embaixador-adjunto em Portugal e cônsul-geral em San Francisco, EUA. Fez doutorado em História do Oriente Médio em Haifa e mestrado em Administração Pública em Harvard, EUA. Foi o primeiro diplomata não judeu e o embaixador mais jovem da história de Israel
Poeta (publicou quatro livros de poesia hebraica) e historiador, Reda Mansour era o representante do Ministério das Relações Exteriores no Colégio Nacional de Defesa de Israel. Ele e apenas outros dois diplomatas israelenses são drusos: os embaixadores na Noruega e na República Dominicana. Os drusos são uma pequena comunidade religiosa autônoma e vivem sobretudo no Oriente Médio.
Relações sociais e familiares do escritor são tema de estudo do professor Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, de 17 a 24 de junho, inscrições para o processo seletivo […]
A partir de junho, iniciativa do governo federal vinculada a projeto de extensão da UFPR começa as aulas […]
Com informações do MAE-UFPR O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) apresenta a exposição “Terra em […]