Imagem Padrão

UFPR recebe a visita de representantes da Universidade Tecnológica de Madri

31 janeiro, 2007
00:00
Por

Os contatos com a universidade espanhola começaram ainda no final de dezembro quando o grupo formado pelos professores Donizeti Giusti, chefe da Divisão de Intercâmbios do Sistema de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira, do Setor de Ciências Tecnológicas e Luiz Lucchesi, do Curso de Agronomia estiveram visitando a UTM com a proposta do convênio.

Proposta aceita, os representantes espanhóis – José Manuel Páez-Barrollo, vice-reitor de Relações Internacional da UTM; Alicia Sanchez Gomes, assessora de Relações com a América Latina e Manuel Valencia Alvarez, cônsul de Relações Internacional da Espanha – vieram à capital paranaense para acertar os detalhes.

“Ficamos felizes em ter essa proximidade com as universidades espanholas porque temos uma herança cultural ibero-americana quase que idêntica”, comentou o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior. “Uma universidade não deve apenas formar técnicos, mas sim oferecer novas oportunidades a seus estudantes. Uma experiência internacional é sempre uma grande oportunidade.”

“Acreditamos que a forma mais rápida de cooperação entre duas universidades ocorre através dos intercâmbios”, disse o vice-reitor da UTM. “Nossa universidade está liderando um programa de intercâmbio entre 31 instituições de ensino européias. Podemos manter o mesmo formato no convênio com a UFPR.”

Pelo convênio da UTM os estudantes passam de um a dois semestres na universidade de destino sem pagar matrícula e com o reconhecimento das matérias cursadas. “Acreditamos que essa seja a forma mais eficiente de criar vínculos estáveis”, acrescentou Borrallo. “O estudante que volta ao seu país de origem anima os demais a fazerem o mesmo. Temos 20 anos de mobilidade acadêmica com mais de 2 milhões de estudantes intercambiados. Como cada uma das universidades envolvidas deve arcar com as despesas de seus estudantes, queremos agora chamar a atenção de empresas e outras instituições para que financiem programas como este. E quanto mais estudantes tivermos com experiência internacional, mais fácil conseguiremos atingir este nosso objetivo.”

A idéia inicial é a de enviar os primeiros alunos já no segundo semestre deste ano. Deverão ser beneficiados todos os cursos de Engenharia da UFPR, uma vez que a UTM também é voltada para essa área do ensino. Todos os anos, a universidade espanhola gradua 5 mil novos profissionais, 20% deles, em média, com uma experiência internacional.

A comitiva espanhola também aproveitou a vinda a Curitiba para conhecer um pouco da UFPR. No roteiro, algumas das usinas-piloto, o Setor de Tecnologia e o LACTEC.

Foto(s) relacionada(s):


Os detalhes do convênio foram acertados no Gabinete da Reitoria da UFPR
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Vivian de Albuquerque

Sugestões

18 novembro, 2025

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]

18 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]

17 novembro, 2025

Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]

13 novembro, 2025

Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição  A Universidade […]