Imagem Padrão

UFPR recebe 14 bolsas de pesquisa da Fundação Araucária

04 outubro, 2018
17:23
Por
Ciência e Tecnologia

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi contemplada com 14 bolsas de produtividade da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA). O resultado da Chamada Pública 15/2017- Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico / Extensão foi divulgado na última quarta-feira (3). O edital selecionou pesquisadores com relevante produção científica, tecnológica e de inovação. Cada um dos professores contemplados receberá 24 mil reais para suas pesquisas.

Valorizar o desempenho de profissionais qualificados, ampliar a produção e difusão do conhecimento científico e estimular o desenvolvimento econômico e sociocultural no estado do Paraná são objetivos da FA, uma das 26 fundações estaduais de amparo à pesquisa do país.

Pesquisadores de instituições de ensino superior públicas e privadas e institutos de pesquisa de natureza pública e privada, sem fins lucrativos, apresentaram suas propostas. Os critérios de avaliação utilizados foram análise documental e avaliação de mérito e relevância – foram consideradas produção científica e/ou tecnológica; atividades de desenvolvimento científico, tecnológico ou sociocultural; liderança técnico-científica e orientação/supervisão acadêmica.

Biologia da lagarta-da-coroa do morangueiro; agricultura e antibióticos; implicações do padrão de emissão de vocalizações ultrassônicas por ratos submetidos a diferentes modelos de dor orofacial; aplicação de inteligência artificial à Bioinformática da Fixação Biológica do Nitrogênio; análise de fontes de erro no posicionamento plataformas de monitoramento de massas de água, por meio de satélites; conversão de biogás em hidrogênio a partir de resíduo agroindustrial; caracterização de novos indutores de sensibilidade colateral e inibidores dos transportadores ABC e educação aberta para engenheiro e arquiteto estão entre os temas abordados nos projetos selecionados da UFPR.

Terapias complementares para a melhoria da qualidade de vida de pacientes com câncer; avaliação biológica de biomateriais para utilização em Odontologia; ativação do inflamassoma NAIP 1 pelo ácido úrico solúvel; biodigestão anaeróbia de polímeros a base de amido; gestão tecnológica de inovação com a utilização de indicadores para avaliar o nível de sustentabilidade da indústria automotiva na região metropolitana de Curitiba e opinião pública e debate político no Brasil após o surgimento das redes sociais on-line também serão objeto de estudo de docentes da Universidade.

Por Bruna Bertoldi Gonçalves

Sugestões

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]

14 julho, 2025

O evento contou com a presença de Cida Bento, Carla Akotirene e Carol Dartora A Universidade Federal do […]

14 julho, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]