Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR realiza mutirão para regularização fundiária em parceria com o Incra em Marmeleiro

Na última última segunda-feira (19), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) iniciaram um mutirão de atendimento no município de Marmeleiro (sudoeste do Paraná). A ação, que acontece até essa sexta-feira (23), prevê a supervisão ocupacional dos lotes de projetos de assentamentos do Programa de Reforma Agrária no Paraná – um dos objetos do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a UFPR e o Incra.

Está prevista a supervisão ocupacional dos Projetos de Assentamento Anjo da Guarda, Fazenda Perseverança, Karl Marx, São Jorge e Eduardo Raduan. Somente neste último estima-se o atendimento de beneficiários e ocupantes de 404 lotes. A supervisão ocupacional refere-se ao trabalho que verifica a ocupação e exploração dos lotes por beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária e ocupantes, candidatos ao programa.

Entre as atividades do mutirão estão a triagem dos casos, a coleta de informações e documentos, a atualização cadastral, correções e desbloqueios junto aos sistemas do Incra, que impendem a homologação de candidatos e a regularização dos beneficiários.

Mutirão para regularização fundiária acontece até sexta-feira (23), no município de Marmeleiro. Foto: LAGEAMB/UFPR

“Estes procedimentos visam à regularização fundiária em concordância com a Política Nacional de Reforma Agrária. Vão desde a atualização cadastral dos assentados, tanto de beneficiários regulares, bloqueados, e também de ocupantes que se encontram em situação irregular. Todos estes procedimentos são muito importantes e realizados com o máximo rigor”, explica Ariane Pigosso, coordenadora técnica da equipe de Supervisão Ocupacional do TED Incra/UFPR.

A equipe é coordenada pela professora de Desenvolvimento Territorial Sustentável Liliani Tiepolo e conta com o professor de Geografia Vander Valduga e mais 12 bolsistas de graduação, especialização, mestrado e doutorado do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB/UFPR). O grupo já realizou a supervisão ocupacional de 11 Projetos de Assentamento dos 159 previstos pelo convênio, somando cerca de mil lotes.

Estiveram presentes no mutirão o engenheiro agrônomo e recém-empossado superintendente do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, e o chefe da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação, Cyro Fernandes Correa Junior, que reforçaram a importância do trabalho realizado.

Com informações do LAGEAMB/UFPR

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...